Como Morreu O Papa Joo Xxiii?

Como morreu o Papa Joo Xxiii

O Papa do Concílio Vaticano II, da crise dos mísseis em Cuba, do diálogo e do ecumenismo. O Bispo de Roma gentil, simpes, do "carinho para as crianças", da visita ao cárcere Regina Coeli.

Experiência da guerra

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

Como quase sempre acontece, a vida passa por rápidas mudanças. Assim aconteceu com Dom Ângelo Roncalli: em 1953, foi criado Cardeal e, imediatamente, teve que voltar para a Itália, onde se tornou Patriarca de Veneza. Achou, portanto, que estão podia dedicar os últimos anos da sua existência ao ministério direto de cuidar das almas, na capital veneta. Ao invés, com a morte de Pio XII, foi eleito Papa, em 28 de outubro de 1958, escolhendo o nome de João XXIII. Durante seu quinquênio de Pontificado, deu ao mundo uma autêntica imagem de Bom Pastor, recebendo, de fato, o apelido de "Papa bom" ou "Papa da bondade".

João XXIII demonstrou, imediatamente, ser um Papa inovador: convocou o Sínodo Romano, instituiu a Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico, mas, sobretudo, de modo surpreendente, da Basílica de São Paolo fora dos Muros, convocou, em 25 de janeiro de 1959, o Concílio Ecumênico Vaticano II. O objetivo não era mudar a Doutrina católica, nem definir novas verdades de fé, mas repropor o conteúdo da fé ao homem contemporâneo, para dar resposta às novas problemáticas e desafios de uma sociedade em evolução. Coerente com uma atitude de diálogo e compreensão e não de oposição e condenação, convidou também expoentes das várias Confissões cristãs como observadores do Concílio. A mensagem de João XXIII foi lançada com força pelas suas oito Encíclicas, inclusive a "Mater et magistra", de 1961, na qual repropôs o ensinamento social da Igreja, 70 anos depois da "Rerum novarum" e da "Pacem in terris”, de 1963: o primeiro documento da história, dirigido a todos os homens de boa vontade, no qual destacava os conceitos de paz e de uma justa ordem social. Há algum tempo, João XXIII estava doente. De fato, faleceu em 3 de junho de 1963, logo depois do Dia de Pentecostes. O “Papa bom” foi beatificado por João Paulo II, durante o Grande Jubileu de 2000, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014.

Pastor de almas na Cátedra de Pedro

Pastor de almas na Cátedra de Pedro

Ângelo Roncalli entrou oficialmente no Vaticano, em 1921, onde teve início a segunda parte da sua vida: foi convocado a Roma, por Bento XV, para presidir, pela a Itália, ao Conselho Central da Pontifícia Obra de Propagação da Fé; quatro anos depois, o novo Papa, Pio XI, o nomeou Visitador Apostólico na Bulgária. Nomeado Bispo, em 19 de março de 1925, em Roma, começou sua missão, em Sofia, em 25 de abril. A seguir, foi nomeado primeiro Delegado Apostólico na Bulgária, visitando as comunidades católicas e estabelecendo cordiais relações com as demais comunidades cristãs, até 1934.

O sacerdote recorda depois sua capacidade de “mediar após a ocupação nazista da França, a conclusão da guerra” entre a Igreja e o Estado francês. “João XXIII – acrescenta – foi um profeta da dimensão específica de uma Igreja ao lado do povo”. Um homem "de esperança - conclui - daqueles que são determinados e sabem captar os sinais dos tempos, lembrando-nos que o remédio da condenação é mais eficaz".

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Busca

O anúncio de sua morte foi feito pela Rádio Vaticano, em conexão com a Rádio Televisão Italiana: "Com a alma profundamente comovida, fazemos o seguinte triste anúncio. O Sumo Pontífice João XXIII faleceu. O Papa da bondade morreu santa e serenamente depois de ter recebido os sacramentos às 19h49 de hoje, 3 de junho de 1963".

Viver ao lado do Bispo e acompanhá-lo nas suas visitas aos lugares mais recônditos da diocese, certamente, constituíram a inspiração pastoral que guiará sempre o futuro Papa. Porém, em 1914, tudo se interrompeu bruscamente: faleceu Dom Giacomo Radini e estourou a I Guerra Mundial. Quando a Itália entrou no conflito, em 1915, Ângelo Roncalli foi convocado para servir como novo Sargento no campo da Saúde; depois, tornou-se Capelão militar, trabalhando nos hospitais militares de reserva, e coordenador na assistência espiritual e moral dos soldados.

Autor

Autor

A 3 de Março de 1925, Pio XI nomeou-o visitador apostólico na Bulgária. Recebeu a ordenação episcopal a 19 de Março sucessivo, escolhendo como lema Oboedientia et pax. No dia 17 de Novembro de 1934 tornou-se delegado apostólico na Turquia e Grécia, e no dia 23 administrador apostólico do vicariato de Constantinopla. Depois, a 23 de Dezembro de 1944, foi transferido para a França, onde foi núncio apostólico durante oito anos. Na conclusão do seu mandato, a 12 de Janeiro de 1953, Pio XII criou-o cardeal e três dias depois nomeou-o patriarca de Veneza.

Angelo Giuseppe Roncalli nasceu a 25 de Novembro de 1881, em Sotto il Monte, Província de Bérgamo, Itália. Passou a infância na cidade natal, crescendo numa família rural de origens humildes. Em 1892 entrou no seminário de Bérgamo, onde em 1895 começou a escrever as «notas espirituais» que depois fariam parte do Giornale dell'anima. Em 1900 foi enviado a Roma, onde se formou em teologia e, em 1904, recebeu a ordenação sacerdotal. No ano seguinte foi chamado pelo bispo Radini Tedeschi a voltar para Bérgamo, tornando-se o seu secretário, permanecendo ao seu lado até 1914, assimilando a sua vivacidade pastoral e o seu espírito reformador.

Menu

Ângelo José Roncalli, quarto filho de 13, nasceu em Sotto il Monte, Bergamo, em 25 de novembro de 1881. Em 1892, entrou para o Seminário de Bergamo e, em 1896, foi admitido à Ordem Franciscana Secular. De 1901 a 1905 foi aluno no Pontifício Seminário Romano e, em 1° de agosto de 1904, ordenado sacerdote. A seguir, foi convocado como secretário do Bispo Giacomo Maria Radini-Tedeschi, e, por isso, regressou à "sua" cidade de Bergamo.

João XXIII tornou-se o sucessor de Pedro em 28 de outubro de 1958. Seu pontificado durará pouco menos de cinco anos e neste 3 de junho é recordado o sexagésimo aniversário de sua morte,  ocorrida na noite de 3 de junho de 1963. Ele será canonizado por Francisco em 27 de abril de 2014 junto com João Paulo II. Foi o próprio Papa Wojtyla quem o declarou beato em 3 de setembro de 2000.

Busca

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Em 1958, após a morte do Papa Pacelli, participou no conclave que teve início a 25 de Outubro. Já com 77 anos, depois de onze escrutínios, foi eleito Papa na tarde do dia 28, com uma escolha que foi interpretada no sinal da «transição» no final do longo e difícil pontificado do Papa Pacelli. Três meses depois, no dia 25 de Janeiro de 1959, na basílica de São Paulo fora dos Muros, surpreendeu todos anunciando a intenção de convocar «um concílio ecuménico para a Igreja universal», manifestando também a vontade de proclamar um Sínodo diocesano para Roma e de actualizar o Codex iuris canonici. Foi uma decisão inesperada e clamorosa, que suscitou uma repercussão vastíssima na opinião pública e orientou de modo preeminente todo o seu pontificado. De facto, a partir desse dia dedicou-se com determinação à realização da assembleia, que depois de três anos de preparação, teve início a 11 de Outubro de 1962 na presença de mais de dois mil bispos e numerosos observadores de Igrejas não católicas reunidos em São Pedro. O mesmo Pontífice concluiu a primeira fase dos trabalhos conciliares a 8 de Dezembro sucessivo, indicando a perspectiva do «longo caminho» que ainda se devia percorrer e que teria sido concluído pelo seu sucessor, Paulo VI.

Quem foi o Papa eleito em 1958?

João XXIII

Quem era o papa em 1962?

João XXIII ou São João XXIII; O.F.S., nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de novembro de 1881 — Vaticano, 3 de junho de 1963) foi Papa de 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte.

Quem era o papa em 1944?

Pio XII (em latim: Pius PP. XII), nascido Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli (Roma, 2 de março de 1876 — Castelgandolfo, 9 de outubro de 1958), foi papa de dia 2 de março de 1939 até a sua morte.

Quem era o papa em 1925?

Pio XI, nascido Ambrogio Damiano Achille Ratti (em latim: Pius PP. XI); (Desio, 31 de maio de 1857 — Vaticano, 10 de fevereiro de 1939), foi o 259º bispo de Roma e Papa da Igreja católica de 1922 até à data da sua morte.

Quantos Papas Pio existiram?

Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.

Quem foi a irmã Pascalina?

Pois Irmã Pascalina é justamente o nome religioso de Josephine. Vamos contar algumas coisas sobre essa incrível mulher, personagem desconhecido, mas importante da primeira metade do século XX, tentando não estragar a surpresa do filme para quem, quiçá, vá conferir.

Quais foram os últimos papas?

No entanto, a maioria das listas ainda nomeiam os últimos dois papas de nome Félix como Félix III e Félix IV.

O que o papa fez durante a Segunda Guerra Mundial?

O pontificado controverso de Pio XII durou 19 anos, de 1939 a 1958. Ele foi eleito poucas semanas depois do início da Segunda Guerra, e sucedeu a Pio XI, Papa que estava escrevendo uma encíclica contra o racismo. ... Para muitos, o Papa se omitiu diante do genocídio.

Quanto é 23 em números romanos?

O número romano XXIII corresponde ao número 23 (vinte e três).

Qual é o século XIX?

Século XVIII: ano 1701 até o ano 1800; Século XIX: ano 1801 até o ano 1900; Século XX: ano 1901 até o ano 2000; Século XXI: ano 2001 até o ano 2100.

Qual é o século XIV?

O número romano XIV corresponde ao número 14 (catorze). O Século XIV corresponde aos anos de 1301 a 1400.

Quais os séculos dos anos 2020 1800 100 AC 35 476 1476?

Os anos e seus respectivos séculos são: 1453 (século XV), 476 (século V), 27 a.c (século I a.c.), 507 (século VI a.c), 1347 (século XIV), 1789 (século XVIII) e 1914 (século XX). Os séculos são períodos de cem anos. Eles são representados por letras romanas.

Quais os dois tipos de revoluções que aconteceram no século XIX?

Guerras, Revoltas e Revoluções

  • Revolução Haitiana (1791-1804)
  • Guerras Napoleónicas (1792-1815) ...
  • Revolução de Maio (1810)
  • Início do processo de Independência da América Espanhola.
  • Guerra de independência da Grécia (1821-1831)
  • Revoluções de 1830.
  • Guerra dos Farrapos (1835-45)
  • Guerra Grande (1838-1851)

Quais foram as revoluções burguesas do século XIX?

Seu principal exemplo foi a Revolução Francesa (1789), a qual se seguiram outras revoluções, na Europa (Revolução de 1820, Revolução de 1830, Revolução de 1848) e nas colônias americanas (Independência da América Espanhola).

Quais são as revoluções?

Revoluções Burguesas são revoltas protagonizadas pela classe burguesa. Tendo acontecido em várias localidades e em períodos distintos, destacam-se, todavia, a Revolução Puritana e Revolução Gloriosa, ambas na Inglaterra, no século XVII, bem como a Revolução Francesa, na França, no século XVIII. ...

Quais foram as transformações ocorridas no século XIX que fizeram?

As duas principais mudanças econômicas ocorridas no século XIX foram o avanço da industrialização e a expansão do método capitalista de produção, com o consequente desenvolvimento do socialismo científico. Com a Revolução Industrial, a indústria se torna uma regra nos países desenvolvidos.

Quais foram as transformações ocorridas no século 19 que fizeram mudar a orientação do liberalismo?

O liberalismo foi, durante o século XIX, uma ideologia essencialmente burguesa. ... Na Inglaterra, na Holanda e nos países escandinavos, as mudanças ocorreram .... As primeiras tentativas ocorridas acabaram fracassando. ... Fizeram uma reforma agrária, expulsaram os estrangeiros e deram maior liberdade à mulher.

Quais são as principais mudanças ocorridas na modernidade?

As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado.

Quais foram as principais transformações econômicas ocorridas no final do século XVI?

- crise econômica e financeira e no setor agrícola; - expansão da lavoura cafeeira gerando transformações econômicas; - transição para o trabalho assalariado; - implantação do sistema de parceria.

Quais foram as mudanças ocorridas no século XX que desencadearam grandes transformações no cenário mundial?

O século XX foi marcado pela urbanização da sociedade e, ao longo destes 100 anos, inúmeras foram as transformações que ocorreram na produção, na distribuição, na troca, no consumo e nas relações sociais. A dinâmica social e espacial deste período é caracterizada pelo "modo de vida urbano".

Quais as principais mudanças políticas ocorridas no Brasil durante o século 19?

Durante o século XIX o Brasil viu o fim da colonização, pouco mais de seis décadas de monarquia, a abolição da escravidão, início da industrialização e Proclamação da República.

Quais foram as transformações que a humanidade passou?

Tecnológica, física e social. Descobrimento de máquinas mais evoluídas a cada época. Mudanças comportamentais, também evidenciadas com o descobrimento de tais tecnologias, bem como o contato com outros povos. (ex: celulares, indústrias automotivas, individualismo, divisão de trabalho....)

O que a teoria da evolução defende?

A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.