Durante quase meio século, de 1870 a 1920, a produção de borracha na Amazônia é uma das mais importantes atividades econômicas do país. ... E a aceleração da indústria automotiva, a partir da invenção do motor a combustão e dos pneus de borracha vulcanizada, cria um enorme mercado consumidor dessa matéria-prima.
Explicação: as consequências foram: integração do estado do Acre ao território brasileiro, aumento da população da Amazônia, crecimentos dos centeos urbanos Manaus e Belém, construção das Rodovias e da estrada de Ferro Madeira- Mamoré.
A Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico foram as razões principais que fizeram com que a borracha natural que até então era um produto exclusivo da região amazônica, se tornasse algo muito procurado e valorizado, que gerava muitos lucros e dividendos para quem investisse nesse comércio.
A operação montada por Getúlio Vargas para garantir aos EUA a matéria-prima estratégica na Segunda Guerra Mundial levou à morte 30 mil nordestinos, heróis que foram esquecidos na floresta amazônica.
Resposta. Resposta: A extração da borracha caracterizou-se por ter sido um ciclo efêmero, que produziu um boom temporário na economia da Região Amazônica. Após o término do surto da borracha, não houve uma atividade econômica que a substituísse à altura.
As riquezas da borracha levaram prosperidade às cidades do Norte brasileiro. Foram realizadas muitas obras de infraestrutura, como a construção de estradas, pontes, casas e escolas. Chegaram também eletricidade, sistema de água encanada e esgotos.
A importância da extração da borracha na Região Norte para o desenvolvimento cultural da região se dá pelo fato de que ela gera emprego, renda e o crescimento da população naquela região.
Resposta. pq a serigueira que é a fonte mais importante de borracha natural, onde a borracha é obtida por coagulaçao do latex... isso faz ser umas das materias primas mais ricas!
Extrativismo vegetal e pecuária A economia da região Norte do país também gira em torno das riquezas da Floresta Amazônica. Destaca-se, desse modo, na agricultura da soja, do cacau e de outros produtos de cultivo local. Além disso, também se caracteriza pela exploração da madeira e pela extensa atividade pecuarista.
A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal. O estado do Pará é um importante exportador de minérios como o manganês e o ferro e é o maior produtor de madeira em toras, segundo o IBGE.