As faixas morfoclimáticas se agrupam em aspectos de dois ou mais de predominância de morfoclimáticas. As faixas de transição apresentam grande biodiversidade em elementos com domínios de muitas espécies. Dois exemplos são o Pantanal e a Mata dos Cocais.
Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.
Os ecótonos são ambientes de transição entre dois ecossistemas vizinhos. Esses locais são formados pelas fronteiras de diferentes comunidades fechadas. ... Os ecótonos são muitas vezes formados por diferenças de fatores ambientais de duas áreas, como tipo de solo e índice de chuvas.
Em primeiro lugar, a Mata dos Cocais é um tipo de cobertura vegetal presente no Meio-Norte do Brasil, principalmente nos estados do Maranhão e do Piauí. Sendo assim, é uma zona de transição entre os biomas Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga.
O Agreste é uma área que fica ente a Zona da Mata e o Sertão, situada na região Nordeste do Brasil. É uma área semiárida com predomínio do bioma da Caatinga.
Brejo pode referir-se a: Pântano — terreno alagadiço e lodoso. Brejo de altitude — área situada no perímetro das secas, no interior da Região Nordeste do Brasil, marcada por um clima tropical úmido ou subúmido.