Podemos concluir que a mídia tem grande influencia no consumismo. É por meio das propagandas e dos comerciais que as grandes empresas promovem seus produtos, que muitas vezes servem mais para estimular o consumo do que mostrar os pontos positivos do produto.
Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza que têm pouca influência dos pequenos.
Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. ...
O consumismo é a ideologia que permeia a sociedade contemporânea, que visa mais os valores e significados dos produtos que consomem, do que a real satisfação das necessidades. A ideologia capitalista está voltada para interesses mercadológicos, com vistas à obtenção do lucro.
A relação é bastante simples, veja: Capitalismo gera uma sociedade de consumo, o consumo torna-se alvo maior da sociedade, quem não pode praticar o consumo, acaba recorrendo a criminalidade.
Desigualdade social: como o objetivo principal do capitalismo é a obtenção do lucro e da acumulação de riquezas, o que ocorre nesse sistema é o enriquecimento de uma pequena parcela da população – geralmente os proprietários dos meios de produção – e o empobrecimento das camadas mais baixas.
Consequências: Estímulo à exploração ambiental, exploração humana, desigualdade social, concentração de renda, lucro, ganância, etc...
O capitalismo está vinculado ao comércio e ao consumo que produz o objetivo maior desse sistema, o lucro. O sistema capitalista tem uma grande capacidade de geração de riquezas, embora seja de forma desigual, pois apenas uma restrita parcela da população mundial detém a maioria das mesmas.
Maior crise econômica do capitalismo Entre os principais motivos que levaram a crise está o crescimento descontrolado da produção americana, assim como a quebra da bolsa de valores. O colapso afetou em graus diferentes diversos países, mesmo a economia americana sendo a principal base mundial na época.