A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.
Cópia do CNPJ* Cópia do Estatuto ou Contrato Social, conforme o tipo de empresa* (deve constar a atividade de Equoterapia). Cópia do Alvará de Inscrição na Prefeitura Municipal* Cópia do Alvará de Inscrição na Vigilância Sanitária Municipal (opcional)
Para o funcionamento de um centro de equoterapia, devem-se respeitar as normas de acessibilidade da ABNT, observando-se o manejo, trato, estabulagem, trabalhos dos cavalos, baias, etc.
A inserção do cavalo em processos terapêuticos data de 458-370 a.C., quando Hipócrates, pai da medicina, fez referência à equitação como fator regenerador da saúde (Freire, 1999). ... Em 1967, foi fundado o primeiro centro de equitação para pessoas com deficiências nos Estados Unidos (HASKIN et al., 1974).
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais (ANDE, 1999, apud EQUOTERAPIA, 2008).
O procedimento para que o praticante ingresse no projeto é uma avaliação de seu estado carencial, através de uma entrevista socioeconômica e visita in loco. Após essa primeira etapa, é essencial que os pais ou responsáveis apresentem um laudo médico, declarando que o praticante está apto para realizar a equoterapia.
A equoterapia consiste na ideia de utilizar o cavalo como aliado dentro de uma abordagem interdisciplinar, relacionando as áreas de saúde, educação e equitação, fazendo assim com que os praticantes com deficiência alcancem o desenvolvimento biopsicossocial.
A montaria pré-esportiva é usada para desenvolver a habilidade social e para promover a terapia recreacional para pessoas com incapacidades. Incluem atividades tais como montaria em trilha e Olimpíadas Especiais (POTTER; EVANS e NOLT, 1994).
Normalmente a pessoa monta no cavalo, na equoterapia, ela sobe a rampa pra montar. Então ele tem que estar adaptado à rampa, ele tem que estar adaptado às atividades lúdicas, aos chuveiros, a barulho. Então nós treinamos eles fazendo bastante barulho.
Se os pontos não permanecerem em uma mesma reta e nem em um mesmo plano, o movimento será tridimensional.
A prática de andar a cavalo envolve a ativação de mais de 10 grupamentos musculares, fortalecendo e proporcionando manutenção da massa óssea. Essa atividade exige bastante do praticante, consequentemente auxiliando significante no gasto calórico e melhorando o estado físico geral.
270
Hipismo é a modalidade da arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Sendo assim, é o maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro. Dentre elas envolvem as diferentes provas, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo.
Saiba mais sobre a vaquejada, o volteio, enduro equestre, polo e adestramento. O hipismo consiste na arte de montar cavalos e congrega sete modalidades. Três delas são olímpicas: o Concurso Completo de Equitação (CEE), o salto e o adestramento.
Equitação, ou hipismo, é um esporte que envolve cavalos e atletas. O par formado por cavalo e cavaleiro — ou amazona, no caso das mulheres — é chamado de conjunto. ... O hipismo é um dos poucos esportes olímpicos em que homens e mulheres competem juntos.
esgrima
As modalidades do hipismo
As três provas (adestramento, salto e cross-country) são disputadas cada uma em dias diferentes, com o mesmo cavalo, e as pontuações valem tanto para as disputas individuais quanto por equipes.
hipismo
- A competição de saltos é a categoria mais conhecida do hipismo. - O mais velho cavaleiro a competir em Jogos Olímpicos de que se tem notícia é o general austríaco Arthur Von Pongracz. Ele tinha 72 anos quando disputou a prova de adestramento por equipes em Berlim 1936.