O espaço na narrativa é o lugar físico onde as personagens circulam, onde as ações se realizam. ... No primeiro caso, as ações se dão dentro de um lugar fechado (casa, quarto, igreja, hospital, etc.), já no segundo caso, as personagens circulam em ambientes abertos (praia, rua, quintal, etc.).
Espaço Físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem. Espaço Social: é constituído pelo ambiente social, representado pelas personagens figurantes. Espaço Psicológico: espaço interior da personagem, constituído por suas vivências, seus pensamentos e sentimentos.
Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando.
O cenário onde se passa a crônica inicialmente é a calçada por onde o personagem caminha, até que ele entra num botequim da Gávea para tomar um café e então se desenvolve a história contada.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.
A crônica narrativa apresenta elementos da narração em sua estrutura, que pode ser feita na 1ª ou 3º pessoa do singular. Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual.
Para fazer uma crônica, procure relatar coisas que acontecem em seu dia a dia e que ache interessante. Por exemplo, a ida a escola, veja o trânsito, os vendedores, tente fazer uma história interessante. Vale destacar que a crônica segue a norma padrão da Língua Portuguesa.
O gênero crônica, apresenta características bem marcantes, são elas: Uso de linguagem simples, menos rebuscada; Temáticas do cotidiano; Textos curtos e descritivos; Uso de poucos personagens. ... Como falei anteriormente, o gênero crônica, tem como principal característica o trabalho de temas do cotidiano.
As principais características do texto jornalístico são a linguagem clara, a objetividade e a apresentação das informações completas sobre o assunto.
O lide é um elemento fundamental para a funcionalidade do texto jornalístico, que expressa a função das linhas iniciais de uma matéria, no intuito de atrair e conduzir o leitor aos demais parágrafos. ... O lide, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre.
7 tipos de textos jornalísticos que você vai aprender com Sandra Annenberg e Evaristo Costa
Gêneros jornalísticos