Verificado por especialistas. Sucessão ecológica é o nome dado ao fenômeno de mudanças ocorridas dentro de uma comunidade ao longo do tempo. Estas transformações são afetadas sobretudo por fatores abióticos como temperatura, PH, pressão, pluviosidade dentre outros elementos.
- Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente. Nesse caso, o desenvolvimento de uma nova comunidade já conta com a presença de matéria orgânica, uma vez que a biota original foi apenas parcialmente alterada.
A sucessão ecológica passa por três fases: a ecese, seral e clímax.
A sucessão ecológica pode ser dividida em três estágios: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.
a produtividade primária líquida, que é alta nas fases iniciais da sucessão, diminui à medida que o clímax vai sendo atingido. ... a biomassa total aumenta ao longo da sucessão e se estabiliza quando o clímax é atingido. Gab: 21. 03 – (FAMECA SP/2013) A figura ilustra o processo de sucessão ecológica.
Questão 1. A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável. O produto final do processo de sucessão é chamado de: a) comunidade pioneira.
A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.
a) O que ocorre com a biomassa desse ecossistema durante o processo de sucessão? b) Quando a comunidade atingirá o clímax? resposta: ... b) Atingirá o estágio clímax no momento em que a produtividade for igual ao consumo, ou seja, as taxas de fotossíntese e respiração sejam equivalentes.
Apesar de muito discutido, muitas pessoas não sabem o que é ecossistema, um termo bastante importante para a Ecologia. Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Resposta. a partir da sucessão ecológica acontece a mudança das especies pertencentes ao certo lugar,assim surgem outros nichos ecológicos e com maior diversidade de especies.
Como o a biomassa, o número de indivíduos e a taxa de respiração crescem desde a escese, seguindo as seres, até chegar à comunidade clímax, ao contrário da produtividade bruta, que diminui - devido à diminuição da incorporação de matéria orgânica pelos indivíduos já desenvolvidos na comunidade clímax - a produtividade ...
O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax? Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies. Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies. Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
Resposta: Pois esta aumentando a variedade de espécies. Explicação: Ou seja, a estabilidade tende a aumentar até que se atinja o clímax.
É chamado de comunidade clímax o processo em que comunidades simples são substituídas por populações mais complexas, quando uma comunidade se estabiliza e consegue dar início ao processo de reprodução, essa comunidade estará momentaneamente adaptada, atingindo o clímax, ou seja, evoluída para sobreviver.
A sucessão ecológica pode ser definida como uma série de mudanças que ocorrem na comunidade dos ecossistemas até que eles atinjam a estabilidade (clímax). Sucessão ecológica diz respeito às alterações graduais e progressivas que ocorrem em um ecossistema para que ele se torne estável.
Quando se atinge um estágio de estabilidade em uma sucessão, a comunidade correspondente é a comunidade clímax. ... Numa sucessão ecológica, a diversidade de espécies aumenta inicialmente, atingindo o ponto mais alto no clímax estabilizando-se então.
c) No estágio X, a incorporação e a liberação de carbono é praticamente igual, pois na comunidade clímax a taxa fotossintética é equivalente (ou quase) à taxa respiratória. Já no estágio Y (comunidade pioneira), a incorporação de carbono é maior do que a sua liberação, pois ocorre mais fotossíntese do que respiração.
Resposta. OS SERES AUTOTROFICO SAO CAPAZES DE PRODUZIR SEU PROPRIO ALIMENTO JA OS SERES HETEROTROFICOS SAO INCAPAZES DE PRODUZIR SEU PROPRIO ALIMENTO.
(UCS) A sucessão ecológica é o processo de colonização de um ambiente por seres vivos. Com o passar dos anos, os organismos que habitam um determinado local vão sendo substituídos por outros. São exemplos de espécies pioneiras em um processo de sucessão ecológica na superfície de uma rocha: Líquens e briófitas.