As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares.
Resumindo: eles tinham uma vida devota a aprender a Ler, Escrever e Falar. Amar a Deus, vestir e se comportar como o Homem Branco. Basicamente eles executavam uma desconstrução da Cultura Nativa.
Resposta. A rotina nos aldeamentos começava bem cedo, com a cerimônia da missa. Depois, parte dos indígenas iam trabalhar nas plantações coletivas e na extração das drogas do sertão, enquanto isso a outra parte ficava na aldeia, desenvolvendo atividades artesanais.
Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. No plano físico as aldeias eram organizadas seguindo padrões “mestiços”, híbridos, de disposição dialogal.
Os jesuítas se destacaram em seu modelo missionário pela capacidade de adaptarem-se a distintos contextos culturais. A arte das reduções jesuíticas e o estilo musical do barroco andino demonstram como os jesuítas, junto com os indígenas, produziram uma arte que misturava elementos de culturas europeias e ameríndias.
Os primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.