De acordo com Isaac Newton, para cada ação (força) há uma reação (força) igual e contrária. Esse enunciado corresponde à Terceira lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação. ... Por exemplo, ao empurrarmos um carro, exercemos uma força sobre o carro e este exerce uma força sobre nós.
Segundo a Terceira Lei de Newton, se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, o corpo B, consequentemente, exerce uma força de mesma intensidade sobre o corpo A. Essa força de interação resulta nas forças de ação e reação que possuem a mesma direção, porém os sentidos são diferentes.
Uma aplicação desta lei no cotidiano: se você permanecer parado no mesmo lugar só sairá dessa posição se outra força agir sobre seu corpo como, por exemplo, um soco ou um empurrão. Outro exemplo de aplicação dessa lei no cotidiano é o movimento dos carros.
Desta forma, se aplicarmos a mesma força em dois corpos com massas diferentes, o de maior massa sofrerá uma menor aceleração. Daí concluímos que o de maior massa resiste mais as variações de velocidade, logo tem maior inércia. Exemplo: Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2.
A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração. Aprenda como usar a fórmula para calcular a aceleração.
Vamos resolver esse exercício por meio da fórmula da segunda lei de Newton (FR = ma), observe: Ao aplicarmos os valores fornecidos pelo enunciado na fórmula da segunda lei de Newton, descobrimos que a massa do corpo deve ser de 200 kg para que ele desenvolva uma aceleração de 0,5 m/s².
Para calcular o peso, basta multiplicar a massa pela aceleração, usando a fórmula da Segunda Lei de Newton. Então, aprendemos que a Segunda Lei de Newton relaciona força resultante com a aceleração provocada, mas, a mesma fórmula também serve para qualquer força e a aceleração que ela pode causar em um corpo.
Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.
A massa mede a quantidade de matéria de um corpo, e o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local.
Verificado por especialistas. O valor da massa "m" equivale a 5 kg. Explicação: Faltou exemplificar e demonstrar a situação, mas com os dados fornecidos na tarefa podemos deduzir a massa m do corpo.
A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.
As medidas de massa são usadas quando queremos definir a quantidade exata de massa de um corpo. No nosso cotidiano, usamos o quilograma e o grama para medir essa quantidade em determinados objetos. ... O quilograma é também a unidade de massa padrão utilizado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
Para calcular a força peso, utiliza-se a seguinte fórmula:
Para calcular a força normal de um objeto que está em repouso numa superfície plana, utiliza-se a seguinte expressão:
a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.
Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Dessa forma, uma pessoa que meça 1,65 m e pese 60 kg, por exemplo, deve fazer o cálculo da seguinte forma: 60 ÷ (1,65 x 1,65) = 60 ÷ 2,7225 = 24,04.
Tabela de resultados do IMC
Para identificar que uma pessoa está obesa, na maioria das vezes, utiliza-se o IMC, ou índice de massa corpórea, que é um cálculo que analisa o peso que a pessoa apresenta em relação à sua altura, sendo dividido em diferentes graus: Peso normal: IMC entre 18.
8 dicas de exercícios para quem está acima do peso
Cálculo do peso ideal
Por exemplo, se você tem 1,60 m (160 cm) e 29 anos, seu peso ideal será 56,61 Kg. Mas não se assuste com este resultado, pois podem surgir variações de até 10 Kg, a mais ou a menos, dependendo da estrutura óssea e desenvolvimento dos músculos.
O “peso” ideal de um homem que tem 1,80m de altura é 72,5 Kg. Agora vamos estabelecer o “peso” ideal de uma mulher que mede 1,70m. 1,70 m corresponde a 170 centímetros. O “peso” ideal de uma mulher que tem 1,70m de altura é 60 Kg.
Cálculo IMC O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
Tabela de peso para crianças
Tabela do IMC