Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): Kabat. ... Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método que promove e acelera a resposta dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores do sistema nervoso.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica fisioterapêutica que vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico de atletas, de portadores de disfunções orgânicas e de sedentários saudáveis2-5.
FNP é uma forma avançada de alongamento que permite segmentar um grupo muscular específico e alongá-lo e fortalecê-lo ao mesmo tempo. Ele envolve 3 métodos diferentes, CR, CA e CRCA.
Os alongamentos são exercícios utilizados para aumento da flexibilidade e redução da tensão muscular. É importante dizer que não se pode forçar além do limite de cada um, respeitando sua estrutura muscular e sua flexibilidade, que são condicionadas conforme a prática.
Os quatro principais tipos de alongamento são: alongamento estático, por inibição ativa, balístico e dinâmico. O alongamento estático é o mais utilizado.
Ativo: É um tipo de alongamento estático que consiste em alongar usando o músculo antagonista em assistência externa. Dinâmico: Consiste em alongar-se dando impulso, massem exceder os limites do alongamento estático.