Dismorfismo eritrocitário consiste numa alteração morfológica das hemácias presentes na urina, que permite avaliar a origem da hematúria. O exame é pedido pelo médico quando o paciente relata escurecimento da urina, e em alguns casos, dor e/ou ardência ao urinar, entre outros sintomas.
Para a realização do exame, o paciente deve colher a primeira urina da manhã e depois de um intervalo de mais de 4 horas sem urinar. É preciso higienizar as mãos e as genitálias antes da coleta e o frasco coletor tem que ser estéril e adquirido no próprio laboratório ou em farmácias.
Apresentação sob formas diferentes, consoante as condições ambientais. Malformação de um órgão ou aparelho.
O magnésio é vital para o funcionamento de inúmeros sistemas enzimáticos. Sendo sua insuficiência a causa de muitas manifestações clínicas como cãibras, arritmias e alterações no potássio.
Codócitos. Sinônimo de hemácias em alvo. A hemácia apresenta dupla biconcavidade de tal maneira que, quando projetada em um plano, a hemoglobina é visualizada em uma pequena faixa periférica e, geralmente, na parte central, o que lhe dá o aspecto “em alvo”.
A pesquisa de esquizócitos indica a presença dessas hemácias fragmentadas e pode detectar patologias como: anemia hemolítica, hipertensão maligna, válvula cardíaca mecânica, crise renal da esclerose sistêmica e até pré-eclâmpsia em gestantes. Esse é um teste sorológico pelo método de microscopia.
ROULEAUX – refere-se ao empilhamento de hemácias (como moedas) ocorrendo usualmente quando as proteínas plasmáticas estão aumentadas. Recomenda-se que a presença de rouleaux seja reportada sempre que observada. ANISOCITOSE – é definida como um aumento na variabilidade do tamanho das hemácias.
Eliptócitos, em que as hemácias possuem um formato oval; Drepanócitos, que são as hemácias em forma de foice e que aparecem principalmente na anemia falciforme; Estomatócitos, que são hemácias que possuem uma área estreita no centro, semelhante a uma boca; Esquizócitos, em que as hemácias apresentam formato indefinido.
É causada por anticorpos que reagem com os eritrócitos em temperaturas ≥ 37° C (anemia hemolítica de anticorpos quentes) ou < 37° C (doença da aglutinina fria). A hemólise é normalmente extravascular. O teste direto da antiglobulina (Coombs direto) firma o diagnóstico e pode sugerir a causa.
Em todos os casos, o tratamento da poiquilocitose depende de sua causa. Por exemplo, a poiquilocitose pode ser causada por uma deficiência vitamínica (por exemplo, vitamina B 12 , ácido fólico ), caso em que o tratamento é para repor a vitamina deficiente.
Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, fígado, frutos do mar, ovos, legumes, cereais fortificados, frutas secas, grãos integrais, vegetais verdes escuros, nozes, castanha e sementes. Alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina): germe de trigo, levedura, fígado, cereais integrais, legumes, batata, banana e aveia.
Quando o hematócrito está baixo, é indicativo de que há diminuição da quantidade de hemácias, ou mais frequentemente, de hemoglobina no sangue, como ocorre na anemia ferropriva por exemplo.
Habitualmente, o sangue é removido do corpo por meio de um procedimento denominado flebotomia, extraindo-se em torno de 500 mL de sangue por dia até que os valores de hematócrito começam a despencar.
HEMATÓCRITO. O hematócrito (Ht) representa um dos mais importantes exames da série vermelha. É um exame rápido, de boa reprodutibilidade e preciso, que exige pequena quantidade de sangue para seu processamento. O hematócrito corresponde ao volume ocupado pelos eritrócitos contidos numa certa quantidade de sangue total.
Hematócrito (ou Ht ou Htc) é a percentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue. Os valores médios são diferentes segundo o sexo e idade, e variam entre 0,42-0,52 (42%-52%) nos homens e 0,36-0,48 (36%-48%) nas mulheres.
O hematócrito se eleva quando o número de hemácias aumenta ou quando o volume de plasma diminui, como na desidratação. O hematócrito diminui até menos que o normal, indicando anemia, quando reduz a produção... Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue.