De forma bem fácil, a escala menor natural é uma escala que possui os intervalos de 3ª, 6ª e 7ª menores em relação a escala maior. Para montar uma escala menor natural basta reduzir em meio tom a 3ª, 6ª e 7ª da escala maior de mesmo nome.
Exercício para tocar melhor os acordes
Lá menor (abreviatura no sistema europeu Lá m e no sistema americano Am) é a tonalidade que consiste na escala menor de lá, e contém as notas lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá. Sua armadura não contém sustenidos nem bemóis. Sua tonalidade relativa é dó maior e sua tonalidade paralela é lá maior.
Lá maior (abreviatura no sistema europeu Lá M e no sistema americano A) é a tonalidade que consiste na escala maior de lá, e contém as notas lá, si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol sustenido e lá. ... Sua tonalidade relativa é fá sustenido menor e sua tonalidade paralela é lá menor.
Em teoria musical, a escala menor é uma escala diatônica cujo terceiro grau (chamado mediante) está a um intervalo de terça menor (um tom e um semitom) acima da tônica. Os graus 6º e 7º também são menores, em oposição aos graus 6º e 7º da escala maior, que são graus maiores.
Uma escala diatônica maior possui em sua estrutura a seguinte progressão de cinco tons e dois semitons. Os modos eclesiásticos ou modos gregorianos são recomposições, redistribuições, desses tons e semitons típicos dessa estrutura diatônica.
As escalas relativas são as escalas onde o modo (maior ou menor) é diferente, porém, as notas são as mesmas. No básico e como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade. Para entender melhor, vamos ver no exemplo. ... Por exemplo, o terceiro grau de A é C.
Sua armadura contém, pois, dois sustenidos. Sua tonalidade relativa é si menor e sua tonalidade homônima é ré menor....
De outro modo, vamos poder focar no inverso: toda tonalidade menor tem uma relativa maior. Essa relativa maior se localiza a um tom e também meio acima da tonalidade menor. Citando caso análogo, um tom e também meio acima de Lá é Dó. Então, a relativa maior de Lá menor é Dó maior.
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré. ... Sua tonalidade relativa é fá maior e sua tonalidade homônima é ré maior.
Como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade. Falando assim parece confuso, mas é bastante simples na prática. Como estávamos em Dó, o sexto grau é Lá, então basta tocar Lá menor.
Sol menor (abreviatura no sistema europeu Sol m e no sistema americano Gm) é a tonalidade que consiste na escala menor de sol, e contém as notas sol, lá, si bemol, dó, ré, mi bemol, fá e sol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é si bemol maior, e sua tonalidade homônima é sol maior.
A escala relativa menor é formada a partir do sexto grau de uma escala. A sexta nota ou sexto grau da escala de D maior é o B. Então, segundo a regra, como o sexto grau de uma escala é sempre menor, essa nota será um Bm. A escala relativa menor não tem ais segredos.
A chamada “escala menor” é formada a partir da seguinte sequência: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom… repetindo o ciclo. Vamos construir então a escala de dó menor.
Escala de Sol (G) maior e Sol menor | Teoria Musical.
Sol Sustenido Maior (G#) ou Lá Bemol Maior (Ab) - Violão.
Os acordes que possuem duas notas iguais são os chamados de acordes relativos. Note que a tônica nunca poderá ser igual, pois isso faria com que o acorde se mantivesse o mesmo, pois é a tônica que dá o nome da tríade.
Pense em alguma escala maior, por exemplo, a escala de Dó maior. A escala relativa menor de Dó será a escala de Lá menor. Como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade.
A Dominante tem seu acorde relativo no III grau (Dr) e seu antirrelativo no VII (Da). Sendo assim, o acorde sobre o III grau teria uma função dupla, de tônica e de dominante.
Mi menor com sétima (Em7) - Violão.
No teclado Se estamos na escala de dó maior, a tônica é o dó e assim por diante. Com os acordes acontece da mesma forma! Se o nosso acorde for o de A, a tônica será a nota lá. A tônica de um acorde será o primeiro grau dele mesmo!
Vamos tomar como exemplo o acorde C7M. Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M.
sol – sib – dó – mi Usando a mão esquerda no dó, a cifra para esse acorde é: C7. Mesmo invertendo a mão direita e o sol sendo a primeira nota na mão direita.