Um casal que se submete ao tratamento de FIV, em que a mulher possui menos de 35 anos de idade, embriões com alta qualidade, possui até 50% de chance de uma gravidez de sucesso na primeira tentativa, repare que a chance é maior do que uma gravidez espontânea. E em até três tentativas de FIV pode aumentar para até 90%.
Provavelmente esta é a pergunta que todo casal faz e a resposta para ela é: depende! Isto porque são vários os fatores que interferem no sucesso da fertilização ou no abandono da FIV. O que podemos adiantar é: se o corpo está respondendo bem, a maioria dos casais faz em média de 4 a 7 ciclos de FIV.
A primeira tentativa não deu certo, o que fazer? Uma primeira FIV sem sucesso não significa que você não pode engravidar, mas sim que poderá ser necessário mudar a estratégia de estímulo hormonal, ou o procedimento de fecundação e desenvolvimento do óvulo.
A chance da mulher ter uma gravidez natural após os 40 anos é em média de apenas 5% por ciclo, considerando mulheres sem causa de infertilidade. Entretanto, com os tratamentos de reprodução humana assistida, essa taxa aumenta para 17% a 30% por ciclo para tratamentos de IIU e FIV.
Evitar/suspender álcool e cigarro, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são mais do que clichês, são atitudes essenciais que podem aumentar as chances de sucesso da fiv.
Os estudos nos evidenciam que o repouso após a transferência embrionária não traz nenhum efeito benéfico na chance de gravidez. É isto mesmo, o fato de você ficar um, dois ou mais dias de repouso não vai influenciar em nada a possibilidade de engravidar na Fertilização In Vitro (FIV).
Após as 24 a 48 horas de repouso, oriento que a paciente possa retornar suas atividades normais. Deve evitar apenas, até porque foi submetida a procedimento cirúrgico (coleta de óvulos), atividades físicas ou esforços excessivos neste período de 12 dias pós-transferência.