Essa é a opinião da pesquisadora argentina Ana Teberosky, catedrática da Universidade de Barcelona, na Espanha. Em visita ao Brasil, a convite da ONG Laboratório de Educação, a especialista conversou com NOVA ESCOLA e defendeu que as crianças precisam ter acesso a uma linguagem rica, em múltiplas situações.
Ana Teberosky fala sobre alfabetização em entrevista a revista de educação. A aquisição das habilidades de leitura e escrita pelas crianças depende de vários fatores, mas a relação que elas estabelecem desde cedo com a cultura escrita é um dos fatores determinantes no processo de aprendizagem.
Biografia. Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. ... A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.
Ao contrapor-se à concepção associacionista da alfabetização, a Psicogênese da Língua Escrita apresenta um suporte teórico construtivista, no qual o conhecimento aparece como algo a ser produzido pelo indivíduo, que passa a ser visto como sujeito e não como objeto do processo de aprendizagem.
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.
A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.
Descobrir em qual nível cada uma está é uma importante ferramenta para os professores alfabetizadores levar os alunos à aprender. ... Essa é a grande importância da psicogênese para o aluno e para o professor. Lembrando que a construção do conhecimento acontece com todos.
O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa, é a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, etc. ... Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.
De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
Os Níveis de Escrita
Níveis de escrita e leitura
A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. ... Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.
É papel do professor alfabetizar a criança dentro de um contexto, através de práticas de letramento. É durante este processo que o alfabetizador deve despertar no educando o gosto pela leitura. ... Isto não se trata de um método novo de alfabetização, mas sim da maneira pela Page 8 2843 qual a escrita é introduzida.
Questão 2 Como professor alfabetizador, é importante que se estabeleça uma rotina para o trabalho em sala de. ... crianças, para que o professor defina tanto novos objetivos de aprendizagem, quanto o planejamento de. atividades específicas de acordo com o desenvolvimento de cada criança.
O perfil do professor alfabetizador deve ser centrado no dever e saber de ensinar com qualidade e isonomia. O papel do professor e do aluno na perspectiva de ensino “tradicional” e na concepção “construtivista” é fornecer as ferramentas educacionais alunos, bem como, ensinar os mesmos a fazer uso delas.
5 atitudes para se tornar um excelente professor
Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.
Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. ... Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos.