O principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência. ...
Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea.
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
Esportes Paralímpicos
Modalidades Paralímpicas
Atualmente, o Comitê Paralímpico Brasileiro considera 24 modalidades paraolímpicas, que fazem parte da edição de verão e serão apresentadas a seguir.
A seguir, uma lista com as modalidades mais vitoriosas para os brasileiros nos Jogos. O atletismo foi a modalidade que mais deu medalhas ao Brasil nos Jogos Paralímpicos. Foram 109 no total (32 ouros, 47 pratas e 30 bronzes).
Os competidores brasileiros já ganharam um total de 307 medalhas paralímpicas, 88 das quais foram de ouro, 115 de prata e 104 de bronze. Isso coloca o país na vigésima terceira colocação do quadro de medalhas paralímpico de todos os tempos.
Explicação: A natação é, depois do atletismo, a modalidade que mais rendeu glórias ao Brasil ao longo das edições dos Jogos Paraolímpicos. Ao todo, o país soma 83 medalhas, sendo 28 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze.
Vôlei encabeça a lista das modalidades que mais trouxeram medalhas para o Brasil nas Olimpíadas.
Até o momento, o Brasil está em quinto lugar no quadro geral da Rio 2016, com dez medalhas de ouro, 24 de prata e 14 de bronze. Apesar de superar o total de medalhas conquistadas em Pequim, ao final dos daqueles jogos os brasileiros conquistaram mais medalhas de ouro, 16 ao todo.
100 anos de história contados em 129 medalhas brasileiras Desde a primeira, em Antuérpia 2020, foram conquistadas 129 medalhas por nossos atletas, 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze.
São eles: total de 19 medalhas, sete ouros e o 13º lugar no quadro de medalhas. Os três feitos obtidos há quase quatro anos são históricos. Mas, no ciclo entre a Rio 2016 e Tóquio 2020, o investimento público foi 47% menor.
Atletismo. A história do atletismo do Brasil em Jogos Olímpicos registra 14 brasileiros medalhistas. Eles conquistaram 15 medalhas para o país, das quais cinco foram de ouro, três de prata e sete de bronze.
1º. O nadador americano é disparado o líder da lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos. Com 23 medalhas de ouro, ele tem 14 títulos a mais do que a segunda colocada, Larysa Latynina.
O brasileiro Emanuel Rego conquistou medalhas em três olimpíadas seguidas, uma de ouro em 2004, uma de bronze em 2008 e uma de prata em 2012.