Como estimular a coordenação motora fina
Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. ... Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.
A importância da coordenação motora fina É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
Como forma de avaliar o nível de coordenação motora, um dos métodos propostos é a utilização do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder), proposto por Gorla e Araújo (2007). O teste é composto por quatro provas, utilizando as mesmas tarefas de coordenação para várias idades.
A coordenação motora diz respeito à capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. O desenvolvimento da coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. ...
O movimento de pinça é o movimento que envolve os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos. Embora cada bebê tenha seu próprio ritmo de desenvolvimento, essa destreza com os dedos costuma aparecer por volta dos 8 ou 9 meses do bebê, mas é aprimorada com o tempo – e, como tudo na vida, com a prática!
8 ideias de circuitos para criar uma atividade diferente para as crianças
Essa forma de aprendizado, de maneira sensorial, é a base para a psicomotricidade e ajuda a melhorar a compreensão do mundo. ... Por mais simples que pareça, o Circuito Psicomotor influencia os processos de aprendizagem, alfabetização, escrita e leitura.