Basicamente, ele é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Assim como todas as membranas biológicas, elas exercem um controle sob o que entra e o que sai do núcleo.
O núcleo possui importante função para os seres vivos, pois contém os cromossomos que possuem os genes que transmitem nossas características aos nossos descendentes.
Os principais componentes do núcleo celular são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz celular e o nucleoplasma. A divisão celular ocorre por um processo chamado mitose, no qual uma célula mãe se divide continuamente, formando duas células-irmãs idênticas a ela.
Assim como o sujeito, o predicado também apresenta um núcleo, ou seja, a palavra mais importante, aquela que contém a ideia central. O predicado sempre terá dois tipos de núcleos: um verbo ou um nome (substantivo ou adjetivo).
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante.
Também designado de sujeito elíptico, sujeito implícito e sujeito subentendido, o sujeito oculto/desinencial é aquele que não aparece na frase de forma explícita. ... Ao analisarmos a flexão verbal "estamos", por exemplo, observamos o seguinte: -mos: desinência número pessoal indicativa da 1ª pessoa do plural (nós).
O sujeito desinencial é o sujeito oculto. Sabendo disso, podemos dar dez exemplos de frases com sujeito oculto: "(Eu) Abasteci no posto da esquina da minha casa." "(Ele) Foi embora mais cedo." "(Eles) Jogaram bola até mais tarde."১৯ মার্চ, ২০১৪
Como o próprio nome já indica, o sujeito determinado é classificado como simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere apenas a uma palavra. Veja os exemplos: “Ana comeu todo o bolo sozinha.” “Eles estudaram muito para a prova.”