A medição de versos obedece às seguintes particularidades: Sinalefa: Junção de duas sílabas numa só, por elisão, crase ou sinérese. ... Crase: Fusão de vogais iguais. Sinérese: Contração de duas vogais contíguas em um ditongo.
A transformação de um hiato em um ditongo crescente é um fenômeno conhecido como sinérese.
É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.
Quando falamos em métricas (ou metrificação), estamos nos referindo a medida do verso de uma poesia, e a metrificação é, portanto, o estudo da medida de cada verso. ... Existem, na língua portuguesa, doze espécies de versos,, que contém desde uma até doze sílabas métricas.
Hexassílabo: verso de seis sílabas.
Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). ... Observe que o verso é o nome dado a uma linha da poesia, sendo o conjunto deles, denominado de estrofe.
Na teoria da literatura, os versos Livres, também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
São linhas de um poema O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. ... A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso. Essa estrofe apresenta um conjunto de quatro versos.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. ... No caso do soneto, exemplificado acima, observam-se dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som), essas sílabas podem se juntar em uma única.
Estrofe Um conjunto de versos chama-se "estrofe". Um soneto, por exemplo, é um poema que apresenta quatro estrofes - dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).
Tipos de verso
O poema fala da tempestade através de sons e imagens. ... Quando lemos "velozzzzz", o som do /s/ prolonga-se na nossa fala (sssss...), e isso lembra um pouco o assobio que o vento forte faz. Então, sonoramente a repetição do Z sugere o som produzido pelo vento forte.
Resposta. Resposta: Descreve o que ocorre enquanto uma tempestade acontece!
Também não tem rima, por isso o que é mais importante é mesmo a sonoridade do vento a soprar.