A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles.
A diferença entre a condução e a convecção é que, nesta, há transporte de massa pelas correntes convectivas. A radiação é a transferência de calor por ondas eletromagnéticas, logo, esse processo de transferência de calor pode acontecer no vácuo.
A irradiação (ou radiação) térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, chamadas de ondas de calor....Irradiação Térmica e Efeito Estufa
A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
Defini-se Radioatividade como a capacidade do núcleo de um átomo em emitir energia na forma de radiação. Essa energia (radiação) é emitida quando o átomo apresenta um núcleo instável (apresentando número de prótons igual ou superior a 84), eliminando-a com o objetivo de atingir a estabilidade.
Podemos utilizar a radiação em processos industriais, procedimentos médicos, fármacos e na geração de energia. Basta fazê-lo com responsabilidade, fato que não se restringe apenas à radiação.
Na agricultura, a radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nas produtos agrícolas.
“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.
Vantagem: Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; em cálculos sobre a densidade de certos materiais; na busca por petróleo; o custo-benefício do combustível - que evidencia o seu alto potencial ...
Radioatividade é definida como capacidade de alguns elementos fisicamente instáveis possuírem emitir energia sob forma de radiação eletromagnética. Pontos positivos: Trazer benefícios como na limpeza de alimentos, uso de elementos radioativos para matar bactérias ou fungos e etc.