Contaminação cruzada direta: quando a contaminação se dá diretamente de um alimento contaminado para outro; Contaminação cruzada indireta: quando um alimento é contaminado por meio de uma superfície ou utensílio.
Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada “direta”, ao passo que a “indireta” está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.
A contaminação cruzada ocorre quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, ocorre a transferência de contaminantes de um ser, alimento ou objeto contaminado para outro alimento.
Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.
Infecção cruzada é um termo utilizado para referir-se à transferência de microrganismos de uma pessoa (ou objeto) para outra pessoa, resultando necessariamente em uma infecção.
Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias.
Como dissemos, o mais comum é que a sepse comece por meio de uma infecção local que se espalha pelo organismo por meio da corrente sanguínea. No entanto, o mais comum é que o nosso sistema imunológico consiga debelar boa parte dessas infecções, seja por conta própria ou com o uso de antibióticos comuns.
A infecção generalizada, chamada também de sepse, pode ser definida, de acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse, como “uma condição de risco de vida que surge como resposta do corpo a uma infecção, danificando os seus próprios tecidos e órgãos”.
Entendemos como pacote no manejo da sepse a obtenção de amostra sanguínea para dosagem dos níveis de lactato, obtenção de amostras para hemocultura antes da administração de antibióticos, a própria administração de antibióticos de amplo espectro, administração de solução cristaloide na dose de 30ml/kg se o paciente se ...
Sintomas de Choque séptico
O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.