Epistaxe (em grego: ἐπιστάζω (epistazo) sangrar pelo nariz: ἐπί (epi) - "acima", "sobre" + στάζω (stazo) - "gotejar [pelas narinas]") ou sangramento nasal é uma ocorrência comum, não grave, decorrente da ruptura de pequenos capilares da membrana mucosa nasal.
O sangramento nasal, também conhecido por epistaxe, é um problema relativamente comum durantes os períodos de baixa umidade. Devido ao ar seco, as mucosas nasais tornam-se mais suscetíveis a inflamação, e as pequenas veias do nariz se rompem facilmente, provocando os sangramentos.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
O Neosoro e outros sprays nasais devem ser usados durante a gestação somente sob orientação médica. A farmacêutica Francielle Mathias diz que o medicamento não tem segurança confirmada para gestantes.
Durante a gestação, a variação dos hormônios, principalmente a maior produção de progesterona — o principal da gestação — gera o aumento da velocidade do crescimento da cartilagem. Isso acontece tanto na região do nariz quanto das orelhas e por isso esses membros podem sofrer alterações no formato.
Apesar de esse inchaço ser quase inevitável durante a gestação, é possível, por meio de auto drenagem, aliviá-lo e melhorar o aspecto da face, deixando-a serena e luminosa.
De acordo com a médica, durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversas alterações na pele. Entre as mais comuns estão as modificações pigmentares, como o melasma - manchas escuras que, geralmente, aparecem no rosto - e a hiperpigmentação, como o escurecimento da aréola mamária e o aumento de sinais na pele.
Durante a gestação, não é só sua barriga que vai crescer. Seu cabelo também! Além de mais compridos, os fios ganham volume e se tornam menos oleosos. O cabelo cresce mais na gravidez graças ao aumento dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona, que caracteriza essa fase.
Por isso, é muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas como carne, peixe, leite, ovo, iogurte, entre muitos outros. Para quem não sabe, a proteína ajuda a formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo (e barba) e, quanto maior a quantidade ingerida, mais rápido as madeixas tendem a crescer.