Jacaré é o nome dado a um grupo de animais vertebrados pertencente à Classe Reptilia, Ordem Crocodylia e Família Alligatoridae.
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
Os jacarés vivem sempre à beira da água, perto de rios ou lagoas. Eles passam o dia todo tomando sol, em grupos, e à noite vão caçar dentro da água. São carnívoros, isto é, comem outros animais. Seus alimentos preferidos são peixes, aves, moluscos e pequenos mamíferos que ficam nas margens dos rios.
Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos.
É encontrado do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Ocorre também na bacia do rio Paraná, chegando até o Pantanal. Alimenta-se de peixes, caranguejos, caramujos e insetos. O Jacaré-do-pantanal habita lagoas, rios e brejos principalmente do Pantanal.
Distribuição Geográfica: Habitam na parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, o sul da Bolívia e o Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e em rios do Paraguai.
O jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que habita a parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai.
Caiman yacare
Ocorre em regiões de Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Amplamente distribuído na costa atlântica da América do Sul, região com alta densidade humana e ambientes alterados, o que pode representar uma ameaça a espécie.
Mas qual o motivo desse hábito? A resposta é simples, a pele da boca desse animal é bastante fina e cheia de vasos sanguíneos. Como o jacaré fica ao sol para absorver calor, com a boca aberta faz esse trabalho mais rápido, pois retém o calor com grande eficiência e maior rapidez.
Crocodilianos (Crocodilia)
Ao contrário dos crocodilos, os jacarés não costumam atacar humanos. Eles têm alvos menores como peixes e pássaros para se alimentar. Porém, é preciso tomar cuidado com crianças pequenas, pois o jacaré pode confundir com seu alvo de caça natural, o que pode ocasionar ataques.
Jacaré
Os machos, como muitos pássaros, não têm pênis. Em vez disso, o macho monta na fêmea e coloca a abertura de sua cloaca - a cavidade onde os tratos intestinais, genitais e urinários se encontram em répteis - sobre a dela.
A maioria dos lagartos se reproduz botando ovos. As fêmeas da maioria das espécies botam vários ovos de uma vez, mas as de alguns tipos de lagartos põem apenas um ou dois ovos. A casca deles é resistente, lembrando couro. Os lagartos costumam enterrá-los ou escondê-los debaixo de folhas.
Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré. Isto é devido, em partes, ao seu grande tamanho.
Os jacarés passam bastante tempo expostos ao sol com a boca aberta. Isso porque a pele da boca, que é fina e rica em vasos sanguíneos, absorve o calor com mais rapidez e eficiência. 8. O jacaré usa sua cauda como impulso na hora de nadar e de caçar animais.
Jacarés e crocodilos são observados descansando tanto em terra quanto em águas rasas, com metade da cabeça dentro da água e as narinas para fora ou com toda a cabeça debaixo da água, levantando o focinho de tempos em tempos para respirar.
Podem manter-se debaixo de água durante uma hora e ficar até um ano sem comer. Quando o fazem, os crocodilos do Nilo não são esquisitos.