A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. ... Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época.
Pode-se afirmar que a Itália foi o berço do Renascimento porque foi nela que o renascimento comercial surgiu, isto é, as cidades desenvolveram uma classe burguesa comerciante, e isso revigorou a economia e o desenvolvimento no país, que na época, era dividido.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica. ...
Características do Renascimento nas Artes Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. ... A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade.
A figura humana assumiu papel central no Renascimento. Saiu de cena o divino, o símbolo de Deus, para entrar em destaque o mortal, o humano. Começou então um ode a humanidade, se destacando nas obras em geral.
A arte renascentista teve como temática principal o próprio ser humano e sua capacidade de avaliar o mundo ao seu redor. ... Na pintura, um dos principais traços do Renascimento foi a utilização do sombreado, recurso que reforçava a ideia de volume dos corpos.
A pintura e a escultura do Renascimento mostram o corpo a partir de novas visões que o homem estabelece sobre si mesmo, sobre a natureza que o cerca e sobre o absoluto. As mudanças verificadas não, se devem a um avanço do conhecimento prático e a novos dados empíricos obtidos pelas ciências, como a anatomia.
Resposta: os artistas renascentistas buscam representar a figura a figura humana em relação matemáticas em que as proporções do corpo humano são estudadas e seguidas na criação de esculturas.
Considerado o maior escultor renascentista italiano, Michelangelo praticou também a pintura e a arquitetura.
Resposta: O teatro renascentista foi aquele produzido durante o período do Renascimento, que teve início na Itália no século XV. Diferente do teatro medieval, que possuíam um caráter mais religioso, o teatro renascentista apostou no teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de variados temas.
2- O teatro renascentista teve início, na Itália, no século XV e por meio do teatro popular de caráter cômico e burlesco e na exploração de temas variados e se desenvolveu em diversos países europeus.