O compressor radial é um equipamento pneumático com uma infinidade de aplicações na indústria. Também conhecido como compressor centrífugo, seu funcionameno se baseia na captação do ar do ambiente, armazenamento sob altíssima pressão em um reservatório próprio e transformação em ar comprimido.
A manutenção de compressores alternativos e centrífugos , seja ela na fase corretiva ou preventiva, vai realizar a limpeza dos compressores, como também verificar todas as suas partes e realizar a troca de óleo nas partes necessárias.
O compressor é basicamente um equipamento eletromecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
A regulagem pode ser feita manualmente ou automaticamente, dependendo da pressão de trabalho. se faz mediante simples estrangulamento no funil de sucção, e o compressor pode assim ser regulado para determinadas cargas parciais. Sistema muito usado em turbo compressores e compressores de êmbolo rotativo.
Cronograma de manutenção do Compressor de ar Pressure Verificar o nível de óleo antes da partida. Após a parada, drenar o condensado do reservatório. Verificar a ocorrência de possíveis vazamentos nas juntas, válvulas, conexões e tubulações.
- Ajustar a pressão de 4 – 5 bars (60 – 70 psi) na Unidade de Filtros para compensar a queda de pressão na mangueira de ar; - Para as pistolas sem manômetro: Ajustar a pressão no regulador com 1 bar (14 psi) a mais do requerido, para cada 10 metros de mangueira.
Como aumentar a vida útil de um compressor de ar?
Este produto é projetado para uma aplicação intermitente do tipo Hobby (doméstico), ou seja, o compressor não deve ficar ligado continuamente por mais de 15 minutos e deve ficar desligado o mesmo tempo que ficou ligado, conforme recomendações da norma IEC 60034-1(regime intermitente periódico de serviço S3 50%).
A principal característica dos compressores de ar direto é o fato do produto não possuir reservatório. Possui a designação direto, pois, assim que é desligado, a produção de ar do compressor é cortada imediatamente. ... Com motor elétrico bivolt, o compressor de ar direto possui pressão de trabalho de 35 psi.
Graças ao fluxo contínuo de trabalho, é comum que eles elevem sua temperatura. Entenda que este aumento de temperatura é normal e aceitável. ... Pode-se considerar Superaquecimento do Compressor de Ar quando ele atinge temperaturas superiores a 100ºC, falando de compressores industriais.
Compressores acionados por motores podem superaquecer devido a um motor defeituoso. Rolamentos ou peças estragadas podem ser a culpa para a criação excessiva de calor. Se estas partes criam um excesso de resistência dentro do motor, isso pode gerar superaquecimento.
Podemos dizer que quando o ar esquenta o mesmo sobe isso provoca a modificação da massa de ar, e quando o ar esfria o mesmo tende a descer para superfície do solo, sendo assim cria-se uma célula de convecção.
Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente.
Quando o ar é aquecido, o espaçamento entre moléculas aumenta e a densidade diminui, acarretando queda de pressão, pois para volumes iguais o ar quente é mais leve que o ar frio.
Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
As moléculas próximas ao nível do mar têm uma coluna enorme de ar em cima de si, pressionando. À medida que o ar sobe, o tamanho dessa coluna diminui e, conseqüentemente, o seu peso cai, fazendo com que o ar quente se expanda. Toda vez que um gás se espalha, ele libera calor, ou seja, se resfria.