O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração. Observe alguns exemplos de objetos diretos preposicionados: O aluno a quem examinarei não chegou.
Às vezes, o objeto direto vem acompanhado de preposição. Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico.
A alternativa em que há objeto direto preposicionado é a letra E - Amou a João com o mais puro amor. Trata-se do termo “a João”, que não pode ser objeto indireto, pois complementa o verbo “amar”, que é transitivo direto, porém está acompanhado de preposição. Damos a estes termos o nome de OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO.
Termos integrantes da oração são os termos que compõem a oração integrando o sentido do verbo e dos substantivos presentes nela. ... Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas....Exemplo 1:
Os três termos integrantes da oração são: Agente da passiva: indica quem praticou a ação de um verbo na voz passiva; Complemento nominal: completa o sentido do adjetivo, do advérbio ou do substantivo; Complemento verbal: completa o sentido dos verbos transitivos.
Resposta. Explicação: o objeto direto é aquele termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto. Ele vem ligado ao verbo sem o auxílio de preposição.
Qual das alternativas traz sublinhado um exemplo de objeto direto preposicionado? Os ministros gostam de sopa. Eles têm medo de você. Os discípulos comeram do pão.
O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto e, algumas vezes, pode aparecer preposicionado. ... a) Acompanhado de verbos que exprimem sentimentos. Exemplo: Não odeio a ninguém.
O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Ele não necessita de uma preposição e é utilizado para completar o sentido de verbos que não possuem sentido em si mesmo. Veja um exemplo: “Maria vendia doces.”
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Objeto direto é o termo da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto. ... Objeto indireto é o termo da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto. É introduzido por preposição.
Objeto direto é o termo que vem após um verbo transitivo direto. Objeto indireto é o termo que vem após um verbo transitivo indireto. Sabendo que os verbos transitivos diretos são verbos que precisam de complemento mas não precisam de preposições e que os verbos transitivos indiretos precisam de preposições.
O objeto direto não precisa de uma preposição para ligá-lo à oração. ... Já o objeto indireto precisa de preposição para ligá-lo à oração. Ex: A menina precisava de ajuda. De ajuda é objeto indireto do verbo precisava porque precisa de preposição para ligá-los.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.