Raio X digital é um exame radiológico simples, rápido, indolor e não invasivo, que emprega radiação ionizante para gerar imagens digitais de áreas internas do organismo.
A aquisição e análise de imagens digitais de raios X formam a base do campo chamado radiologia digital. ... A essa grade de quadrados chamamos de "imagem matriz", e cada quadrado na imagem é chamado de pixel. O pixel é a abreviatura para “picture element” ou elemento de uma imagem.
Seu principal objetivo é facilitar o armazenamento e a comunicação de diagnósticos médicos, garantindo que tudo seja feito de forma bastante eficiente e segura. DICOM significa Digital Imaging and Communications in Medicine, ou em português, Comunicação de Imagens Digitais na Medicina.
DICOM é o conjunto de normas que padroniza o armazenamento de imagens médicas em formato eletrônico. O padrão de qualidade de imagens é ditado pelo DICOM e o software responsável pelo manuseio dessas imagens é o PACS. Sistemas PACS permitem o acesso aos exames de imagem de forma organizada, segura e remota.
O DICOM é um conjunto de normas criado para garantir a troca e o armazenamento seguro das imagens radiológicas. A norma foi criada com o objetivo de facilitar a interpretação das informações provenientes da digitalização dos exames médicos. ... O DICOM surgiu como uma solução para a uniformização dessa comunicação.
A sigla RIS significa Radiology Information System, ou seja, um sistema de gerenciamento de informações radiológicas. ... Esse software é usado principalmente para o acompanhamento das imagens radiológicas obtidas pelo sistema, além de efetuar o faturamento dos exames solicitados pelos médicos e realizar outras transações.
O termo HIS significa “Hospital Information System”, ou seja, é um sistema de informações hospitalares alimentado pelo cadastro dos pacientes, pelos procedimentos realizados e pelo levantamento de custos gerados.
Habitação de Interesse Social – HIS corresponde àquela destinada a família com renda igual ou inferior a 6 (seis) salários mínimos, de promoção pública ou conveniada ao Poder Público, nos termos do disposto no Capítulo IV do decreto
O PACS e o RIS são dois sistemas usados por clínicas para melhorar a gestão interna de radiologia. Se essas plataformas estiverem integradas, podem gerar mais benefícios para a instituição médica. Conheça agora alguns dos benefícios da integração PACS e RIS.
Oferecer mais eficiência e agilidade na realização de exames e laudos para o paciente é o objetivo do PACS. A sigla é originada do inglês Picture Archiving and Communication System, que, em português, equivale a Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.
O PACS proporciona a interação entre ambientes que possuam comunicação, visualização, manipulação e armazenamento de imagens médicas nos serviços de saúde. De modo simplificado, o sistema consiste na realização de cinco etapas básicas.
Quais os principais sistemas informatizados responsáveis pelo gerenciamento da imagem radiográfica digital? PACS, RIS e HIS. PACS, acesso remoto e HIS. PACS, processadora digital e comando digital.
A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.
Cabe dizer ainda que a telemedicina é exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados, considerando as áreas avaliadas. Significa, por exemplo, que o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia será sempre um médico radiologista.
Imagine que, normalmente, seus pacientes consigam pagar por uma consulta que custa, em média, R$ 300 reais. Porém, durante a pandemia, eles diminuíram sua jornada de trabalho, e consequentemente, estão recebendo menos. São nessas situações que você deve ser mais flexível, e negociar um novo preço.
As principais vantagens da telemedicina
Desvantagens da Telemedicina
No caso de prescrição médica à distância, a resolução fixa que o documento deverá conter identificação do médico, incluindo nome, número do registro e endereço, identificação e dados do paciente, além de data, hora e assinatura digital do médico.
Dicas para fazer um bom atendimento médico online
Como oferecer um bom atendimento pela telemedicina?
Quais são as melhores plataformas de Telemedicina?
Você pode fazer a Teleconsulta em seu consultório ou em sua casa. Para isso, é preciso adaptar um espaço específico para os atendimentos. A principal prática para Teleconsulta é a utilização de meios de comunicação online. Portanto, certifique-se de ter uma boa conexão de internet.
10 dicas para uma carreira médica de sucesso
A medicina é a parte que estuda a saúde humana. Ela investiga, identifica e trata doenças. Para poder oferecer um bom tratamento, o médico precisa estar ligado nas novas técnicas de tratamento, tecnologias e medicamentos do mercado, além de estar preparado para atender casos de emergência.