Seriguela ou siriguelaA forma correta de escrita da palavra é seriguela.
A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras.
Ainda que os seus frutos não sejam conhecidos por terem um sabor acentuado, a seriguela costuma ser utilizada no preparo de receitas como sorvetes, licores, vinhos, geleias, compotas e sucos.
Siriguela é uma fruta de cor amarelada, quando madura, muito doce, com uma polpa fina e um grande caroço. É muito parecida com o cajá. A árvore da siriguela, que tem o mesmo nome da fruta, pode atingir até sete metros de altura. É originária da América Central.
SIGNIFICADO: Sonhar com seriguela fruta diz que você pode estar retendo em sua raiva e frustrações, em vez de expressá-las. Você está passando por dificuldades financeiras. ... FUTURO: Sonhar com seriguela fruta indica que isso o deixa feliz, e com um otimismo renovado.
Não! nenhuma fruta comestível é remoso, a seriguela é um alimento extremamente benéfico para a saúde.
O que pode acontecer é que não somente a cirigüela, ou serigüela, mas todas as frutas e hortaliças têm de ser lavadas antes de serem ingeridas, pois podem estar contaminadas com bactérias que causam problemas gastro-intestinais, como disenteria.
Por ser doce, a seriguela é rica em carboidratos, que são fonte de energia para as atividades cotidianas. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas e que estão em dietas de emagrecimento.
Esta planta é usada como diurética, energizante, cicatrizante, anti-inflamatória, melhora as funções gastrointestinais e reduz as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.
Sugestões de preparo: pode ser consumido cru ou cozido. Pessoas com tendência a ter gases devem dar preferência à versão cozida, pois as folhas podem aumentar a sensação de desconforto. Uma leve passagem por água fervente já é o bastante para reduzir os antinutrientes responsáveis pelos gases.
A seriguela é indicada para inflamação. A seriguela é indicado para limpeza de feridas e queimaduras. A seriguela fortalece o Sistema Imunológico. A seriguela é recomendada no tratamento de anemias.
PARA PLANTAR A CIRIGUELA – SEMENTE, MUDA, ESTAQUIA As estacas de ciriguela têm que ter entre 30 a 50 cm de comprimento, gemas reprodutivas bem formadas, ter o diâmetro mínimo de 10 cm e devem ser plantadas em ângulo (45º) na terra preparada, durante o período de chuvas.
Para corrigir o problema, devem ser instaladas duas armadilhas artesanais por planta. As armadilhas são confeccionadas com garrafas PET de 1,5l ou 2 litros, colocadas em lados opostos da planta.
Deve-se observar bem o ponto certo de colheita da fruta, quando está bem vermelha, pois ela não continua a amadurecer depois de colhida. Além disso, seu sabor fica prejudicado. Para determinar o tempo certo, vale contar os dias desde a floração até o desenvolvimento completo do fruto, cerca de 120 dias.
Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade.
Plantio: Planta que exige poucos tratos. Propagação: Geralmente multiplica-se por meio de estacas de 30 a 50 cm. Colheita: Outubro.
Na estaquia, devemos observar que os ramos tenham cerca de 30 a 50 cm e sejam plantados em ângulo de 45 graus no início do período das chuvas. As covas de plantio devem ser bem preparadas com esterco curtido e calcário. A planta inicia sua produção de frutos cerca de 3 a 4 anos após o plantio.
Durante o primeiro ano de crescimento da sua ciriguela é importante que você forneça água, de tempos em tempos, de maneira a manter umedecido o solo em redor das raízes. Mas, tenha cuidado com o excesso pois, o encharcamento vai prejudicar as raízes da planta e propiciar o surgimento de fungos.
Em plantios caseiros, que não contam com controle fitossanitário, indica-se realizar uma poda drástica na fruteira, retirando as partes afetadas, como flores, frutas e ramos.
Para cultivar uma amoreira num vaso, você vai precisar de:
Mudas individuais R$ 28,00.
Faça uma poda mínima para garantir uma abundância de frutos.
A amoreira é uma espécie dioica, o que significa que existem indivíduos machos e fêmeas. O fruto é doce e carnoso, sendo procurado por animais, humanos e pássaros, mas ela pode manchar e sujar. Se quiser uma árvore para o paisagismo, escolha um espécime macho, pois ele não produz frutos, mantendo o ambiente mais limpo.
Nesta lua, o corte de lenha é melhor, pois há menos fluxo de seiva para os galhos, fazendo com que a madeira seque melhor. Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.
Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°.
Tabela de Comparação das Melhores Tesouras de Poda
Use tesouras de poda compatíveis com a espessura dos galhos, que tenham lâminas afiadas e estejam bem limpas – ferramenta cega e enferrujada “mastiga” o ramo, ferindo a roseira e atraindo doenças. Faça a poda num dia fresco, de preferência manhãzinha, cortando sempre na diagonal, perto de uma gema.