A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.
A Secretaria Estadual de Educação, de acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Especial (FLEITH, 2007) caracterizam os alunos com AH/SD pelo alto desempenho e/ou elevada potencialidade que eles apresentam em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados.
É comum que pessoas com altas habilidades superdotação sejam considerados como gênios e com alto desempenho intelectual, e no caso de alunos ,são aqueles vistos como os melhores da classe, que aprendem tudo precocemente, que tem ótimo rendimento escolar ,e etc.
d ) Inatos - adquiridos. -CORRETA QUESTÃO 3 Quais atitudes do professor são destacadas na relação com o aluno com AH/SD? a ) Orientar e organizar.
Após identificar o aluno como portador de altas habilidades ou superdotado, o professor precisa buscar recursos e condições favoráveis que contribuam para uma convivência saudável com os colegas e que pesem mais as implicações positivas, favorecendo assim as interações e a integração no contexto escolar.
O que acontece com os professores que não estão preparados para identificar alunos com Altas Habilidades e Superdotação? a ) Confundem o comportamento desatento, agitado e desinteressado com outros transtornos.
A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.
Diagnóstico: Avaliação Neuropsicológica e testes de QI Qualquer pessoa pode ser submetida a uma avaliação de QI, basta passar por um neuropsicólogo ou psicólogo habilitado a fazê-la. Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar Altas habilidades/ superdotação de crianças apenas talentosas ou prodígios.