4) Cenas clichês A maior delas é fumar depois do sexo. Ou o personagem chorar (embora o choro seja importante, não precisa ter alguém chorando em todas as histórias do mundo!). Outra cena que se repete muito é o personagem olhar para alguma fotografia e lembrar de algo. Ou o personagem ir até a janela.
Claro que o conceito de clichê varia de acordo com o público para o qual se escreve, pois a experiência de leitura é fundamental para determinar onde começa o clichê. É importante, porém, entender que a fuga do lugar-comum vai além do todo, chegando a suas partes, a suas metáforas, a suas frases.
Quando o problema são clichês na escolha de palavras, expressões ou frases, procure por formas mais específicas e concretas de expressar a mesma ideia. Lembre-se que suas palavras são os olhos, os ouvidos, o nariz, a boca e a pele do leitor.
Como escrever uma história de amor inesquecível
Sete dicas para escrever grandes histórias de terror
A fantasia é criada pelo inconsciente como garantia de satisfação de desejos sobre algo que não é possível à realização. Dito de outra forma, a pessoa busca através da fantasia, realizar desejos que não podem ser concretizados na sua vida real.
adjetivo Com excesso de fantasia; em que há imaginação: relato fantasioso. Que demonstra imaginação. Desprovido de realidade; sem relação com o que é real; imaginoso.
Um dos transtornos neuróticos relacionados ao ato de mascarar a realidade é a mitomania, que leva a pessoa a contar mentiras compulsivamente. A pessoa tem a mania de mentir para se sentir mais confortável a fim de evitar a rejeição de pessoas e punição por erros.
adjetivo Que oferece vantagens: condições vantajosas. Que dá lucro; econômico: um preço vantajoso.
adj. 1. Diz-se do que excede; que é demasiado, hiperbólico ou exorbitante; que ultrapassa o necessário; que é descomunal.
Excedente: 1 resto, restante, remanescente, sobra, excedente, sobejo. Exagero: 2 abundância, monte, exagero, despropósito, demasia, exorbitância, overdose, montão, cúmulo, fartura, mundo, quantidade, redundância, superabundância, superfluidade.