6 métodos para eliminar a congestão nasal
Principais causas A hipertrofia dos cornetos acontece principalmente como consequência da rinite alérgica, em que devido à presença de fatores desencadeantes da alergia, há inflamação das estruturas respiratórias e, consequentemente, aumento dos cornetos nasais.
Medicamentos Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
A hipertrofia de cornetos acontece quando as conchas nasais possuem um tamanho que dificulta o funcionamento nasal adequado, tornando a passagem do ar mais estreita. Geralmente, a anomalia atinge o corneto inferior, porém, qualquer um dos três pode apresentar a hipertrofia.
Para desvio do septo não existe tratamento sem cirurgia. Agora se o seu problema é nariz entupido, e o desvio do septo não é a única causa, aí existe sim tratamento com antialérgicos, sprays de anti-inflamatório e lavagem com soro fisiológico, além de outros.
A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente.
1. Feche a narina esquerda com o dedo e solte o ar pela narina direita. Inspire pela narina direita até o pulmão encher, depois feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda. Esse exercício possibilita ver qual narina tem menor obstrução e pode indicar o desvio de septo.
A rinosseptoplastia tem um preço médio de R$ 14.
O pós-operatório da septoplastia é frequentemente pouco doloroso. Os desconfortos mais prevalentes na primeira semana após a cirurgia são congestão nasal e formação de crostas. Para minimizar esse quadro, o otorrino cirurgião aconselhará lavagem nasal abundante com soro fisiológico.
Mesmo sendo uma cirurgia considerada extremamente segura, a septoplastia pode trazer alguns riscos e complicações....Os riscos estão presentes, como em qualquer tipo de cirurgia, e podem incluir:
Tem a duração de aproximadamente 60 a 90 minutos e geralmente o paciente fica internado por pouco tempo, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Uma pequena incisão é feita por dentro do nariz onde é descolada a mucosa que fica sobre a cartilagem e o osso do septo.
A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
Dormir com a cabeceira elevada também é recomendo pois diminui o inchaço ao acordar. O médico deverá prescrever alguns analgésicos caso o paciente apresente dor relacionada à cirurgia apesar da sensação mais comum ser uma leve pressão na área operada.
A correta limpeza nasal e o uso de soluções salinas em spray ajudam a aliviar esta queixa. Nas três semanas seguintes, a obstrução ainda pode incomodar, porem em intensidade menor, até a melhora completa, que ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia.
Pós septoplastias não se deve limpar o nariz apenas usar borrifadas de soro fisiológico. A limpeza é feita no consultório através do seu médico assistente com as- pirações e pinças especiais para isso, 3 dias pós a cirurgia.
HIGIENE NASAL O soro vai auxiliar o mecanismo de limpeza do nariz, removendo as crostas que se formam no pós-operatório e melhorando a umidade da mucosa nasal. Alguns médicos têm optado pelo uso do soro hipertônico a 3%, por diminuir a formação das crostas.
Posso assoar o naris depois de uma semana da cirurgia septoplastia+turbinectomia? Não é recomendado assoar o nariz num período muito precoce, devido ao risco de desprendimento de coágulos e sangramentos. O indicado é lavar as narinas com solução fisiológica, inspirar e engolir, ao invés de assoar, até boa cicatrização.
Dormir de barriga para cima por 3 semanas, é proibido dormir de bruços ou de lado pelo risco de mobilização da fratura nasal. O gesso nasal será retirado após 1 semana no consultório/hospital. Pode haver sangramento leve, de pequeno volume, ou coriza avermelhada nos 5 primeiros dias após a cirurgia.
O que comer após a cirurgia
Septoplastia associada a Rinoplastia ou não deve manter um período de aproximadamente 15-21 dias sem atividades de intenso esforço físico, isto porque ocorre um maior risco de sangramentos com a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.
As dores após a cirurgia de amígdalas podem ser minimizadas com o uso de analgésicos conforme prescrição médica. Também é possível aliviar o desconforto da cirurgia na garganta com sorvetes, gelatina, sucos gelados, entre outros alimentos frios, que colaboram ainda ao processo de cicatrização.
As amígdalas não tem relação direta com as pregas vocais e ,se forem cirurgicamente retiradas, não haverá consequências em relação a voz.
Além disso, alguns estudos sugerem que a retirada das amígdalas na infância pode ter consequências no longo prazo, como aumento do risco de ataque cardíaco precoce e de doenças respiratórias, como asma, pneumonia e gripe na vida adulta.