É a base provisória da dentadura que possibilita ao profissional realizar na boca do paciente as diversas operações clínicas, tais como o registro das relações maxilomandibulares, a montagem e prova dos dentes na boca do paciente.
resina acrílica
Técnica de confecção da moldeira individual maxilar: Recortar uma lâmina de cera no. 07, com um le cron, de maneira que ela apresente o tamanho e a forma da área de alívio obrigatório para a maxila (papila incisiva, rugosidades palatinas e rafe mediana); 2.
É realizada com moldeira individual. É uma moldagem mais delicada, onde interessa reproduzir os detalhes anatômicos da área chapeável, comprimindo as zonas de compressão, aliviando as chamadas zonas de alívio, e registrando as inserções musculares que vêem terminar na área chapeável.
Moldagem final, ou funcional ou secundária é uma moldagem dinâmica que registra todos os detalhes anatômicos importantes da área chapeável, das inserções musculares e de seus movimentos. Ela é obtida através de uma moldeira individual associada a um material de moldagem apropriado.
A moldagem odontológica é um procedimento que tem por objetivo fazer um modelo da arcada dentária do paciente. Esse molde será usado para o planejamento de diversos tratamentos, como implantes, cuidados ortodônticos e para a confecção de próteses, aparelhos dentários ortodônticos, entre outros.
As principais finalidades para a base de prova são: Dar contorno, forma, extensão, altura e espessura ao plano de cera. Dar suporte para os lábios e tecidos moles da região vestibular posterior, já promovendo um corredor bucal prévio. Determinar o plano de orientação no plano de cera.
O conceito de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) refere-se a uma medida no plano vertical; que estabelece a relação entre a maxila e mandíbula quando os dentes posteriores; tanto do arco superior quanto do inferior; estão ocluídos; independentemente destes serem naturais ou protéticos; hígidos ou restaurados.
O plano de Camper é traçado baseando-se no centro do tragus e ponto subnasal. O plano oclusal natural corresponde à média entre os pontos obtidos pelas cúspides superiores e inferiores dos dentes naturais.
A mesa de Câmper é um suporte utilizado para montagem do modelo superior estandarizada (12°) em relação ao ramo superior do articulador. Possui linhas de referência média, laterais e anteriores para posicionamento (alinhamento) do modelo de gesso.
Em Oclusão, Relação cêntrica (Relação central; Posição de relação cêntrica; Posição de contato em retrusão) é a relação maxilomandibular na qual os dois côndilos aticulam-se com a porção avascular mais fina de seus discos respectivos com o complexo na posição mais anterior e superior, contra as eminências articulares.
O conceito atual de Relação Cêntrica seria o posicionamento que o osso mandibular é conduzido à posição mais retrusiva em relação ao maxilar superior, fazendo com que os seus côndilos se acomodem o mais intimamente possível no interior das respectivas cavidades articulares.
A dimensão vertical da oclusão pode ser de- finida com uma medida entre dois pontos fixos, um ponto no terço médio da face e outro ponto no terço inferior, quando os dentes estão em contato.
O espaço funcional livre foi determinado solicitando-se ao indivíduo que ocluísse a partir da posição de repouso postural. O espaço de pronúncia do /s/ foi aferido durante a pronúncia da palavra "seis", registrado como a posição mandibular média para o som /s/ em relação à máxima intercuspidação.
Nos casos de alteração da dimensão vertical (DV), com desgaste acentuado dos dentes, é in- dispensável o restabelecimento da nova condição oclusal de DV, através da utilização de próteses provisórias ou de um dispositivo interoclusal, até o paciente relatar conforto (11).
Sabe-se que: dimensão vertical é a distância entre os maxilares superior e inferior; dimensão vertical de oclusão é a posição em que os dentes superiores e inferiores encontram-se em oclusão; dimensão vertical de repouso ocorre quando a mandíbula se encontra em sua posição postural passiva e espaço funcional livre é a ...
Distância interoclusal é o espaço entre as superfícies oclusais dos dentes superiores e dentes inferior quando a mandíbula se encontra em repouso. Na maioria dos casos, a distância é de 2 a 4 mm.
Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores, contatos dentários posteriores bilaterais e simultâneos; dimensão vertical de oclusão adequada; movimentos de lateralidade são promovidos pelos caninos, guia ...
Relação de Oclusão Cêntrica (ROC) é uma posição maxilo-mandibular na qual são coincidentes a posição dentária de máxima intercuspidação e a crânio mandibular de Relação Cêntrica. A Relação de Oclusão Cêntrica é a situação oclusal mais indicada para prover harmonia ao sistema mastigatório.
O movimento de rotação da mandíbula pode ocorrer nos planos horizontal, frontal (vertical) e sagital. O movimento mandibular em torno do eixo horizontal pode ocorrer na abertura e no fechamento da boca. ... Este movimento raramente ocorre durante o funcionamento normal.