Correspondem à violação de uma ordem ou procedimento. Alguns exemplos: levantamento improprio de carga, brincadeiras no serviço, manutenção de maquinas em movimentos, danificação ou não uso de EPI, utilização de ferramenta inadequada, ou execução de serviços para os quais não estão autorizados.
SST é a sigla para Saúde e Segurança do Trabalho, e é usada para designar um grupo de normas que visa tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os trabalhadores. ... É importante lembrar, porém, que as normas de SST além de proteger o trabalhador, auxilia a empresa em uma gestão mais eficiente.
Já os principais exemplos de doenças profissionais são os seguintes:
Principais doenças ocupacionais
Em alguns casos a doença ocupacional é atestada em laudo elaborado por médico de confiança do trabalhador e não pelo médico do trabalho.
Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.
Além de agentes químicos, físicos e biológicos, a alta luminosidade ou radiação também podem afetar o trabalhador, causando este tipo de doença do trabalho. Este grupo engloba também as dermatites de contato, ulcerações, infecções e câncer de pele.
Surdez temporária. Entre as doenças ocupacionais, a surdez temporária é a diminuição da sensibilidade auditiva que, em casos extremos, pode causar a perda total da audição pela exposição do indivíduo a ruídos constantes e altos, como sons de máquinas em madeireiras e construção civil.
São vários os factores de risco que podem estar na origem das doenças profissionais....Doenças profissionais
As manifestações neurológicas mais comuns quanto ao primeiro atendimento na rede básica de serviços de saúde são decorrentes de: Intoxicações decorrentes da exposição ocupacional a metais pesados; Agrotóxicos ou a solventes orgânicos; Outras doenças do sistema nervoso relacionadas às condições de trabalho.
Grande parte das doenças do trabalho dos vigilantes estão relacionadas com transtornos psicológicos ou complicações físicas....Dores corporais
Doenças não relacionadas às atividades exercidas durante o labor, que acometeriam o empregado independentemente da função ou atividade exercida na empregadora, assim como aquelas preexistentes, não devem ser consideradas como doença de trabalho.