Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão).
A rizartrose é uma artrose (osteoartrose) que atinge uma parte específica do corpo: a articulação do dedo polegar. Essa articulação, chamada de trapezometacarpiana, é formada por um pequeno osso do punho, o trapézio e a base do primeiro metacarpo.
A articulação metacarpofalangeana é um gínglimo formado pela junção da extremidade distal do III metacarpiano, a extremidade proximal da falange proximal e os ossos sesamóides proximais. Dentre as articulações do equino é a mais susceptível a lesões.
A osteoartrite da mão faz com que os ossos nas articulações distais dos dedos (nódulos de Heberden) e nas articulações médias dos dedos (nódulos de Bouchard) fiquem maiores. Essas articulações e a base do polegar se tornam rígidas e algumas vezes doloridas.
A artrose é um desgaste da articulação causado por doenças inflamatórias (como artrite reumatoide e lúpus eritematoso), infecção, trauma ou degeneração. Na mão, a artrose aparece principalmente na ponta dos dedos (nódulos de Heberden), na base dos dedos, no punho e na base do polegar (rizartrose).
Principais sintomas
Remédios para tratar a Artrose e opções Naturais
Assim quando uma pessoa tem artrite nas mãos é comum haver sintomas como dor e dificuldade para abrir e fechar as mãos e falta de força nas mãos que pode ser observada ao tentar segurar 1 copo de água ou abrir a maçaneta da porta, por exemplo.
A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.
Diagnóstico de Artrose Durante o exame físico, o médico irá examinar de perto a sua articulação afetada, verificando sensibilidade, inchaço ou vermelhidão. Ele ou ela também irá verificar a amplitude de movimento da articulação. Também podem ser recomendados exames de imagem e de laboratório.
A artrose é a doença causada pelo desgaste desta cartilagem, o que provoca aumento da fricção entre os ossos e leva à inflamação local (artrite), dor e incapacidade funcional. A osteoartrite é uma doença que acomete preferencialmente pessoas idosas, principalmente nas articulações das mãos, joelhos e quadris.
Remédios para artrose O tratamento medicamentoso para artrose pode ser feito com a ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como, por exemplo, Paracetamol, Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno para aliviar a dor e o inchaço das articulações ou da aplicação da pomada Moment ou Voltaren.
O gelo funciona como antiinflamatório e pode ser usado numa articulação com artrose. Mas existem pacientes que relatam alívio com compressas quentes e piora da dor com o frio. Como a causa da dor - a ARTROSE - é um processo degenerativo e irreversível, tanto faz o uso de frio ou calor.
Como a osteoartrite e a artrite reumatoide são doenças autoimunes, o ideal é fazer o uso de colágeno tipo II não hidrolisado, que irá inibir o processo de autodestruição.
3 Remédios caseiros para Artrose
Um excelente remédio caseiro para artrite e artrose é o seguinte chá de ervas preparado com chapéu-de-couro e salsaparrilha porque estas plantas medicinais contém substâncias anti-inflamatórias, que combatem a dor e a inflamação e substâncias que auxiliam na reparação tecidual.
Um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor nas articulações e reduzir a inflamação é o uso do chá de ervas com sálvia, alecrim e cavalinha. Porém, comer melancia também é uma ótima forma para evitar o desenvolvimento de problemas nas articulações.
5 dicas para aliviar a dor no joelho
Para dor no joelho que acabou de começar, você pode adotar as seguintes medidas:
Como fazer: Fique em uma perna com o joelho levemente flexionado. Sem arredondar as costas, vá para frente e para baixo em direção ao chão enquanto levanta a outra perna atrás de você no mesmo plano do tronco. Alcance o máximo que puder sem perder a boa forma ou o controle do joelho e, em seguida, recue.
De acordo com o especialista, a linhaça, frutas cítricas, gelatina, folhas verde-escuras e leguminosas são alimentos ricos em colágeno tipo 2. Além disso, você pode (e deve) dar uma forcinha para que o organismo absorva bem essas proteínas e as converta em colágeno.
Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.
Para ajudar a melhorar sua qualidade de vida, listamos 10 alimentos (entre frutas, legumes e verduras) que ajudam a reduzir dores nas articulações.
Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.
1- Colágeno Hidrolisado Tipo 1: Basicamente, sua função é dar resistência aos nossos tendões e elasticidade para a nossa pele. Por esse motivo, é o mais indicado para quem quer ter uma pele mais saudável e jovem.
O problema é que alguns fatores podem contribuir para que a cartilagem desapareça, como a idade, excesso de peso e da prática de atividades de alto impacto, esforço repetitivo da articulação, histórico familiar, alterações hormonais e deformidade articular.
Cinco alimentos que ajudam nas articulações:
O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e permitir que os ossos se movimentem sem problemas.
Blog
Para melhorar a absorção do colágeno no organismo, é necessário também consumir de alimentos ricos em vitamina C (acerola, fruta amalaki, laranja, goiaba, kiwi e abacaxi) na mesma refeição. Alimentos ricos em vitamina C potencializam a absorção do colágeno em até 8 vezes.