Os heterônimos criados por esse ilustríssimo autor foram: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.
Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Levou uma vida anônima e solitária e morreu em 1935, vítima de uma cirrose hepática.
Significado de Heterônimo substantivo masculino Outro nome, de pessoa imaginária, a quem um escritor atribui a autoria de certas obras suas, obras com características e tendências próprias, diversas das do autor verdadeiro: os heterônimos de Fernando Pessoa.
Confira a seguir os heterônimos mais conhecidos:
Entre as principais características da obra de Fernando Pessoa está o “espírito do mal do século”, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.
Resposta. Resposta: Dor de pensar, fragmentação do "eu", nostalgia da infância, e fingimento poético.
Sua extensa produção poética costuma ser dividida em quatro fases: a fase religiosa; a fase existencial; a fase social e a fase da memória. IV. Ao lado dos escritores Mário de Sá-Carneiro, Luís de Montalvor e Ronald de Carvalho, Fernando Pessoa deu início ao Modernismo português.
modernista
Fernando Pessoa, poeta português, nasceu em 13 de junho de 1888, em Lisboa, cidade portuguesa. ... Voltou definitivamente a Portugal quando tinha 17 anos. Foi dono de tipografia e editora, além de tradutor de cartas comerciais. Seus dois primeiros livros — Antinous e 35 sonnets — foram publicados em inglês.
Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.
Portugueses
Assim, os heterônimos são “outros eus”, personagens com nome, biografia, personalidade e, como são escritores, estilo próprio. Cada heterônimo escreve de um jeito. Tem uma forma específica de pensar o mundo. É sempre interessante comparar a produção ortônima (do Pessoa "ele-mesmo") com a dos heterônimos.
Heteronímia (héteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterônimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudo-autores) que possuem personalidade. ... O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa.
Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. ... Isso porque o poeta teria criado apenas a biografia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Bernardo de Campos é considerado um semi-heterônimo de Pessoa.
1. [ Literatura ] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).
Independente de qual seja sua fonte de inspiração para criar seu heterônimo, para ser considerado um, é necessário que possua:
Os pseudônimos ocorrem quando escritores criam nomes diferentes para assinar seus trabalhos. ... Que não se confunda “pseudônimo” com “heterônimo”, já que este é a atribuição de um outro nome, imaginário, com qualidades e tendências próprias, individuais, diferentes das do criador, como muito bem fez Fernando Pessoa.
Significado de Pseudônimo substantivo masculino Nome fictício usado pelo autor de uma obra, literária ou não, sendo o seu nome verdadeiro ocultado. adjetivo Que não utiliza seu verdadeiro nome, criando um nome falso, para assinar sua obra.
Há muitos autores que optam por adotar um pseudônimo quando publicam livros em um gênero diferente do de costume. Foi o caso de Agatha Christie, famosa pelos seus romances policiais e que publicava sob o pseudônimo Mary Westmacott quando queria se distanciar de sua reputação de “rainha do crime”.
Escolha um nome de que você goste como pseudônimo. Caso tenha um nome composto, experimente combinar parte dele com o seu nome de solteira ou o nome de solteira da sua mãe. Assim, você vai formar um pseudônimo familiar, que não parecerá estranho para os seus leitores.
Como Criar Seu Próprio Pseudônimo
Segundo e definição do iDicionário Aulete, pseudônimo é um “nome falso geralmente adotado por escritores, cineastas, artistas, jornalistas etc”. ... Por exemplo, o pseudônimo “Leos Carax” é um anagrama derivado do nome do cineasta francês Alexandre Oscar Duponté.
Como registrar seu nome no Brasil “Os grupos musicais que desejam ter a propriedade do nome e/ou da marca que utilizam devem requerer o seu registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
O registro de nome artístico e de bandas é a mesma coisa que direitos autorais? Não. O nome artístico e de bandas é a marca em que se apresenta publicamente os artistas, pela qual são conhecidos. Faz parte dele tanto o nome como o logotipo e são registrados pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
Resposta. Os gemeos, Gustavo e Otavio Pandolfo obras e biografia - Guia das Artes. Os Gêmeos (também grafado OsGemeos) são uma dupla de irmãos gêmeos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo.
Realizando o registro do nome O oficial do cartório é que vai determinar o registro do nome. Isso porque a lei estabelece que ele deve recusar situações que exponham as crianças ao constrangimento ou exagero. Por isso, na hora de fazer o registro do nome do seu filho ou filha, tenha isso em mente.
O nome fantasia é cadastrado através do Portal do Empreendedor no menu "alteração de dados cadastrais". Importante atentar-se para as regras do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), que é o órgão que faz o registro de marcas.
Quais os documentos necessários para registro de marcas e patentes?
No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.
Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada. Em alguns casos, inclusive, existe a inclusão do sobrenome dos avós.