Essas concepções são norteadas pelas tendências pedagógicas, a forma pela qual é compreendido o processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes os professores de um mesmo cenário educativo podem utilizar processos pedagógicos diferentes, havendo assim uma mescla de tendências utilizadas.
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.
Mesmo contando com várias abordagens para o ensino da Educação Física esse caderno temático limitou-se às seguintes abordagens pedagógicas: desenvolvimentista, construtivista, ensino aberto, sistêmica, crítico- emancipatória, plural e crítico- superadora.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).