A partir deste ano de 2021, tanto o Certificado de Registro de Veículo (CRV) quanto o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) foram integrados ao formato digital, desta forma, todos os veículos registrados neste ano serão contemplados com o documento por meio do novo modelo.
Para quem ainda possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (popularmente conhecido como DUT) em papel-moeda, ou seja, para os veículos registrados antes de 2021, nada muda. ... O Detran disponibiliza a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança.
Foto: Arquivo Portal do Trânsito. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem ao lado). “Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, explica o órgão.
O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/) tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.
Como consultar o código de segurança da CNH?
O código de segurança do CRV é um número presente no documento de transferência do veículo que funciona como uma espécie de senha ao proprietário. Ele não é a mesma coisa que o Renavam, presente no CRLV.
A CNH (Carteira de Habilitação) possui um código de segurança, que é uma sequência numérica que fica ao lado do campo “assinatura do emissor”.
Enquanto que o Renach contém todas as informações do motorista, o número de registro que está impresso na CNH serve para que se faça a identificação do documento. Primeiramente, o número da CNH aparece escrito como “Nº Registro”. Ele fica abaixo da foto do motorista. Ao lado esquerdo dele, fica a validade da sua CNH.