O que é polinização? A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie.
Polinização é o processo de transferência de células reprodutivas masculinas para o receptor feminino da flor. ... Por isso a polinização é vital para as plantas, pois garante a produtividade, perpetuação de espécies e frutos mais resistentes. A polinização pode ser realizada tanto por animais como por vento ou água.
O girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta de polinização cruzada e os seus principais polinizadores são as abelhas. Com a polinização por insetos o girassol produz sementes, sendo a abelha africanizada Apis mellifera L. o agente mais efetivo.
O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite. Assim, ele já “espera” o Sol nascer inclinado para o lado certo.
A polinização atua diretamente na frutificação e reprodução dessas plantas e o grau de dependência varia de pouco até essencial. Esses animais são moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos, besouros e, principalmente, as abelhas. Estas, segundo o relatório, são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados.
O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).
Flor é a estrutura reprodutora característica das plantas angiospérmicas. Sua função é produzir sementes através da reprodução sexuada. ... Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.