Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar, noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. ... O ato de transgredir é o mesmo que fazer algo contra, ou agir de modo irregular.
Significado de Iníquo adjetivo Que é injusto; que se opõe à equidade, ao que é justo. Que revela perversidade; característica de quem é malévolo; mau. Etimologia (origem da palavra iníquo). Do latim iniquus.a.um, "contrário a equidade".
Vil ou cruel; maléfico; que intenciona prejudicar; 4.
Que é capaz de prejudicar alguém: assassino perverso. Diz-se da pessoa que possui, cria ou pratica perversões sexuais. substantivo masculino Quem prejudica intencionalmente uma outra pessoa. Algo ou aquilo que expressa perversão ou perversidade.
É importante considerar que o sintoma no perverso não causa sofrimento, mas sim prazer. Na estrutura perversa o sintoma é a sensação de trinfo. ... No caso da perversão sexual, a recusa não está ligada apenas ao sintoma sexual, mas a toda a existência do sujeito que está marcada pela divisão do ego (eu).
A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.
A escolha da palavra perversão para nomear uma estrutura clínica caracterizada por um desvio sexual, denota um sentido pejorativo próprio de sua origem em latim: "ato ou efeito de perverter(-se); corrupção, depravação e desmoralização" (Aurélio:1318)1 Embora em psicanálise se fale da perversão apenas em relação à ...
Na Psicanálise, perverso é toda pessoa que possui um modo de funcionamento psíquico baseado numa estrutura perversa. ... O primeiro modelo baseia-se no axioma: "a neurose é o negativo da perversão" publicado em "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" (Sigmund Freud,1905).
Sobre a perversão É aqui que entra o mecanismo de defesa central da perversão que é a recusa. Como se vê, o próprio Freud ressalta o horror que o fetichista sente ao se deparar com a castração.
O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.
O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Ele poder ser compreendido através do fetichismo. Freud coloca que muitos indivíduos que faziam análise com ele apresentavam fetiches como algo que os traria apenas prazer, algo até mesmo louvável.
Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.
O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. A partir dele que são ampliadas outras estruturas. ...
As estruturas psíquicas: id, ego e superego Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Mais de 20 anos depois, Freud altera essa teoria do aparelho psíquico e cria os conceitos de id, ego e superego.
PERGUNTA 1 Qual o conceito que parte do pressuposto de que o ser humano tem uma estrutura mental universal? a. Pluralismo.
Homem e Sociedade – Unidades I e II Unidade I • Pergunta 1 Segundo o desenvolvimento da antropologia, que conceito se torna incompatível com a análise social? Resposta Selecionada: a. Determinismo biológico.