Pergaminhos são suportes feitos de pele de animais para a escrita ou desenho fabricados desde a Antiguidade. O emprego do pergaminho se tratou de uma revolução, pois o material é mais resistente e durável que a argila e o papiro, por exemplo. Na Idade Média, os pergaminhos eram usados nos mosteiros para copiar livros.
Pele de carneiro, cabra, ovelha ou cordeiro preparada com alúmen para nela se escrever, forrar livros, etc.
substantivo masculino Pele de carneiro, ovelha ou cordeiro curtida e preparada para se escrever cujo nome deriva do antigo reino de Pérgamo: muitos reis anularam documentos em papel e só aceitavam os feitos em pergaminho. ... Etimologia (origem da palavra pergaminho).
O pergaminho era geralmente feito da pele de vacas, ovelhas e cabras – estas foram empregadas principalmente na Itália –, mas outros animais foram ocasionalmente usados.
O pergaminho surgiu na Ásia, na cidade de Pérgamo, por volta do século 2 a.C. Era produzido com pele de animal, geralmente carneiro, bezerro e cabra. As peles passavam por um banho de cal e eram colocadas para secar em uma moldura de madeira. O pergaminho era um material nobre, usado para documentos muito importantes.
178) acrescenta que o papiro foi utilizado como material de escrita por 3.
Cai Lun
Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T'sai Lun.
Gayetty foi o primeiro em comercializar o papel higiênico em 1857. Este primeiro produto consistia em lâminas de papel umedecido com aloe vera, chamado de “papel medicinal de Gayetty”. Em 1880, os irmãos Edward e Clarence Scott começaram a comercializar o papel enrolado que conhecemos hoje.
Apesar do primeiro papel higiênico ter sido comercializado em 1857, apenas em 1880 surgiu a versão que conhecemos, em rolo.
Thomas Seymour, Edward Irvin e Clarence Wood Scott Isto é o papel higiênico da Scott Paper Company foi o primeiro papel higiênico vendido em rolos. Nesse meio tempo em 1890, a Scott Paper Company fabricava papel higiênico da marca Waldorf em rolos.
Tabela de Comparação dos Melhores Papéis Higiênicos
1. Foram utilizados antes da invenção do papel higiênico diferentes materiais: alface, tecido, couro, grama, folhas de coco ou milho. Os antigos gregos usavam pedaços de argila e pedras, enquanto os romanos, uma espécia de esponja amarrada a um pedaço de madeira e embebido em água salgada.
Os primeiros registros datam de 7 mil anos atrás quando mercadores fenícios descobriram o vidro ao fazerem uma fogueira na areia da praia. Fogo + areia + nitrato de sódio deu vidro. Mas a técnica para fazer vidro virar prato e janela foi bem posterior.
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.
Como o vidro é fabricado? O método clássico consiste em fundir a 1500ºC uma mistura de sílica, barrilha e calcário, realizar a moldagem e, por fim, o resfriamento gradativo. ... Os outros dois componentes que formam o vidro são a barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e o calcário (carbonato de cálcio - CaCO3).
Murano, a arte em vidro.
Na fusão, se aquece a matéria prima até uma temperatura entre 1.