SALIVAÇÃO EXCESSIVA Também conhecida como sialorreia. A condição costuma ocorrer com mais da metade das gestantes, logo no primeiro trimestre, e não passa de mais uma alteração fisiológica, típica de gravidez.
São as mudanças hormonais da gestação que causam alterações no olfato e no paladar, afirma a médica ginecologista e obstetra Fernanda Villar. “O aumento das taxas de progesterona aguça as percepções de cheiro e sabor.
Durante a gravidez, algumas mulheres podem sentir excesso de salivação, que pode estar relacionada com as náuseas e vômitos associadas às alterações hormonais características deste período. O que fazer: o aumento da produção de saliva é normal esta fase.
Nesse momento, podem surgir várias alterações até a formação completa, que acontece na 14ª semana. As transformações são muito grandes, tanto para o filho, quanto para mãe. O risco de sangramentos e abortos também costuma ser maior no primeiro trimestre da gravidez, atingindo cerca de 15% a 20% dos casos.
Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas. O primeiro trimestre é contado a partir do momento da fecundação até a décima terceira semana. É o período mais delicado, pois é neste período que acontecem a maioria dos abortos.
O tempo é uma peça-chave para os casais que querem engravidar após uma perda gestacional. E não é preciso esperar muito para saber como engravidar após aborto de repetição: basta aguardar pelo menos 15 dias. Esse período é necessário para evitar que o casal tenha uma infecção.
[FOTO1]A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como aborto espontâneo a perda do feto por causas naturais antes da 22; semana de gestação. Estudos sugerem que de 20% a 30% das mulheres grávidas apresentam algum sangramento ou cólica pelo menos uma vez nesse período de gestação.
Quanto tempo demora para o bebê nascer depois que a bolsa rompe? As evidências científicas mostram que nas gestações a termo, 50% das pacientes vão entrar em trabalho de parto nas primeiras 16 horas e 95% em até 76 horas.