Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. ... Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. Mais comum de ocorrer em pessoas já com o sistema imunológico propício, e muitas vezes enfraquecido, como no caso de soropositivos, e em crianças, especialmente as que têm a pele seca, e alérgicas, como na dermatite atópica.
Alguns moluscos, como polvos e lulas, não possuem concha. ... Os moluscos com conchas geralmente têm um “pé”. Esse pé possibilita que se movam por meio da extensão e da contração dos músculos. Alguns bivalves, porém, não se movem: ficam presos a rochas ou a outras superfícies sólidas.
Para se movimentar, eles colocam a cabeça para fora da concha e a levanta do chão, em seguida, ele estica todo seu corpo para frente e assim se desprende do chão. Através de movimentos repetitivos ondulatórios, os caramujos conseguem andar de maneira vagarosa.
e) tubo digestório completo. Resposta: d. Resolução: somente os moluscos possuem a estrutura chamada rádula, que se situa na boca e serve para raspar os alimentos. Ela é formada por pequenos dentes quitinosos.
O que são moluscos?
Não e exemplo de molusco ,caracóis ,minhoca,polvo,lula
Lesmas e caramujo (caracol) são exemplos de moluscos terrestres.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. ... Existem espécies com concha, geralmente espiralada, como os caracóis e caramujos, ou sem, como as lesmas.
O grande molusco, Tridacna máxima, tem talvez a distribuição mais ampla entre a espécie dos moluscos gigantes no Pacífico, seguido pelos mexilhão fluta gigante, Tridacna squamosa. Nestas espécies, a cor da carne (manto), quando a concha se abre por inteiro, variam do marrons ao roxo, verde e amarelo.
a maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes possuam o sistema circulatório fechado. Apresentam um coração dentro da cavidade pericárdica que bombeia a hemolinfa (semelhante ao sangue) para transportar substâncias ao longo do corpo do organismo.
cefalópodes
A maioria dos animais do filo mollusca possui circulação aberta. O sangue dos moluscos possui coloração azulada devido a um pigmento chamado hemocianina.
Sistema Circulatório e Excretor Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado. ... O sistema circulatório é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações.
Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida.
A distribuição de nutrientes e de oxigênio e gás carbônico no corpo da minhoca é feita pelo sangue. O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. O sistema hemal possui o vaso dorsal e o vaso ventral, que transportam o sangue em direção anterior e em direção posterior, respectivamente.
Em muitas espécies, as trocas gasosas são realizadas através da superfície da pele. Porém, existem espécies que apresentam brânquias. Em muitos anelídeos a hemoglobina é a proteína que facilita o transporte do oxigênio pelo sangue. ... Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados.
Os anelídeos podem ser monoicos (oligoquetos e hirudíneos) ou dioicos (a maioria dos poliquetos). O desenvolvimento é direto em oligoquetos e hirudíneos e indireto nos poliquetos, que apresentam uma forma larval ciliada, a trocófora.
b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu. e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.
Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os órgãos da respiração, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água. ... À medida que a água entra na boca banha as brânquias, promovendo as trocas gasosas.
Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial. Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele.
é o tipo de respiração segundo a qual o ar entra e sai do pulmão, a exemplo do que ocorre com os seres humanos. Branquial: é o tipo de respiração que corre por intermédio das brânquias, a exemplo de como ocorre a respiração nos peixes.
Em zoologia, chama-se pulmão folhoso ou foliáceo ou ainda filotraquéia a um órgão da respiração das aranhas e outros aracnídeos formado por uma série de lâminas do tecido do sistema respiratório do animal.
A difusão é um processo em que se observa a passagem de substâncias de um ambiente, onde estão mais concentradas, para outro, onde estão em menor concentração. Em poríferos e cnidários, o oxigênio passa da água, por difusão, para o interior da célula, onde está menos concentrado.
Filo Arthropoda – na maioria dos insetos a respiração é traqueal; nos aracnídeos além da traqueal também é observado a filotraqueal; e nos crustáceos o sistema é exclusivamente branquial.