Já nos casos dos vinhos defeituosos, o sabor fica terrível e você deve trocar a garrafa. Pode dizer que o vinho está com cheiro de Brett, ou se quiser ser mais específico, esterco. Cheiro de Enxofre: Não é o diabo que está por perto, mais sim um vinho com defeito (tem gente que acha até pior).
Se é um vinho bastante pedido no restaurante, sem problemas, pois uma garrafa de vinho aberta há até uns 3 dias, guardadas com rolha de vácuo e refrigeradas continuam adequadas. O vinho nesse caso estraga pois, quando o líquido entra em contato com o ar, ele oxida e morre.
Seu tempo de vida útil após aberto é de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os vinhos brancos encorpados possuem a tendência de durar menos do que os leves, pois muitos deles estagiam em barricas de carvalho, sendo expostos ao oxigênio há mais tempo.
Ao selecionar uma garrafa e abri-la, sente um cheiro estranho. Em seguida, ao degustá-lo, percebe que o sabor está bem diferente do que esperava. Então, chega à seguinte conclusão: vinho estragado! Ao contrário do que se pensa, esse tipo de situação é bem comum.
Vinhos tintos Jovens e frutados: 1 a 3 anos. Barricados, ou tipo de reserva: 3 a 7 anos. Grandes tintos especiais: 6 a 25 anos, Tintos fortificados simples e médios: 3 a 7 anos.
Como conservar um vinho depois de aberto?
2 dias
Mantenha os vinhos longe da luz. As garrafas devem ser sempre mantidas e armazenadas horizontalmente. Assim as rolhas não ressecam e o sabor do vinho não é alterado. Evite movimentar demais as garrafas.
Podem ser colocadas embaixo de móveis, onde não atrapalhe a circulação, contribuindo com um ar diferente neste ambiente. Caso seu estilo seja mais reservado, você pode incorporar a adega de forma discreta e bastante charmosa na sua decoração, acoplando-a a estantes e painéis, ou a móveis antigos.
Ao transportar a geladeira, evite ao máximo colocá-la na horizontal, isso pode fazer com que seu gases e óleos internos se movimente pelo interior do motor. Por isso, procure sempre usar um caminhão que comporte o produto na vertical.
16°C
As boas adegas são construídas para ter níveis de umidade mais elevados, a fim de evitar que as rolhas sequem, mesmo estando as garrafas na posição horizontal. Para garantir que a rolha não seque e permita a entrada do oxigênio prejudicial, a umidade em uma adega deve estar entre 50% e 80%.
60%
Deixar um espumante, ou frisante deitado numa adega é algo comum de se encontrar. Se for por um período curto não tem problema algum, mas se essa guarda for longa aí sim você terá problemas. Isso porque ao deixar um espumante deitado na adega o vinho fica em contato com a rolha deixando-a úmida e inchando a rolha.
Não guarde um Champagne para sempre Como regra geral, os Champagnes NV (non vintage/sem safra) devem ser apreciados jovens e ainda cheio de vida, e por isso não deixe passar mais de 3 ou 4 anos desde que você adquiriu a garrafa.
O dióxido de carbono ajuda a proteger os espumantes, mas, se você quiser manter o perlage, precisa de tampas adequadas. Garrafas abertas, mas “cheias” podem aguentar bem por três ou quatro dias – desde que a pressão seja mantida 100% do tempo (lembre-se que cada vez que se abre, perde-se um pouco de pressão).
Mas, se for inevitável levar o vinho ao freezer para gelá-lo rapidamente, a dica é tenha muita atenção ao tempo que rótulo deve ficar no freezer: 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos.
Na hora de servir o espumante, ele deve estar gelado, em temperatura que vai de seis a oito graus. ... A geladeira não é uma boa opção porque não suporta a temperatura ideal. Já o freezer pode congelar a bebida e a rolha, criando dificuldades para abrir a garrafa.
Evite colocar champanhe no congelador. Algumas pessoas argumentam dizendo que colocar a bebida no congelador a fará gelar mais rápido. Este método não é recomendado, já que acaba com as bolhas da bebida, o que afeta o sabor e textura. Se quiser colocá-lo no congelador, deixe por, no máximo, 15 minutos.
O espumante deve ser conservado em temperatura abaixo de 15°C, para manter suas características. O ideal é que a bebida seja resfriada em uma champagneira com gelo. Após aberto, evite manter a garrafa na porta da geladeira, pois a temperatura varia muito, o que permite que o processo de oxidação ocorra mais rápido.