No espelho côncavo, dependendo da posição do objeto, a imagem formada pode ser real ou virtual; maior, menor ou igual ao tamanho do objeto; invertida ou direita. ... Entretanto, se o objeto estiver localizado sobre o foco, não se formará nenhuma imagem, de forma que os raios luminosos não se cortam.
Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfícies refletoras se defrontando e formando um ângulo entre si, com valores entre 0° e 180°. Por razões de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferência.
Portanto, o ângulo formado entre os espelhos é igual a 40º.
De acordo com o ângulo formado entre os dois espelhos, podemos calcular, por meio da equação abaixo, o número de imagens formadas entre eles: Com o ângulo α = 30º, teremos a seguinte resolução: Assim, quando dois espelhos planos são associados com um ângulo igual a 30º, formam-se 11 imagens.
Rotação de um espelho plano
Denomina-se plano bissetor de um ângulo diedro, o plano que divide este diedro em dois iguais, nesse caso, o plano bissetor forma um ângulo de 45° (Quarenta e cinco graus) com os planos vertical e horizontal de projeções.
Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens. Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos.
O acoplamento de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho atinge um segundo espelho. Pode-se aplicar o acoplamento para deslocar ou multiplicar o número de imagens de um objeto.
Denominamos campo visual de um espelho plano toda a região que um observador consegue ver por reflexão. O campo visual é tanto maior quanto mais próximo estiver o observador do espelho.
Numa linguagem simples, podemos dizer que o campo visual ou campo de visão é toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto. Ou seja, é a área visualizável para a frente (visão central) ou, então, lateralmente (direita, esquerda, para cima e para baixo).
Para determinar o campo visual do espelho para esse observador, vamos reproduzir esse ponto atrás do plano do espelho e, obedecendo a relação de simetria, ele deve estar a mesma distância que o observador se encontra do plano do espelho.
Suponha uma câmera com uma vista de um quarto de polegada imager e distância focal de 7,7. Aqui, 'W' é igual ao campo de largura vista , 'D' é igual à distância da câmera para determinar o campo de visão , e de 3,2 mm é a conversão de milímetros de um quarto de polegada.
Humanos possuem um campo de visão de quase 180 graus para frente, enquanto que alguns pássaros possuem um campo de visão de 360 graus completos, ou quase.
A íris, que é a parte colorida do olho. A pupila, a abertura circular negra no centro da íris que deixa entrar a luz. O cristalino, suspenso por trás da íris, que nos permite focar objetos de perto e de longe.
O ângulo de visão aumenta quando nos aproximamos do objeto. Por isso, objetos mais próximos parecem maiores. Os dois observadores mostrados na figura acima veem o mesmo objeto com tamanhos diferentes, pois os ângulos de visão são diferentes.