7 dicas para criar salas de aula mais interativas em sua escola
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
O que fazer para evitar o bullying?
Medidas de combate aos casos mais graves
Podem ser consideradas cyberbullying ações como: Exposição de fotografias ou montagens constrangedoras; Divulgação de fotografias íntimas; Críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Parte do processo de tornar a escola um ambiente acolhedor é agir pensando sempre no respeito pelo aluno, famílias, professores e demais funcionários. Baseando-se em princípios éticos, com respeito e solidariedade, é praticamente impossível que não se estabeleça uma boa relação no ambiente escolar.
Torna os alunos mais engajados Quando são acolhidos no ambiente escolar, os alunos tendem a ser menos tímidos, demonstram mais interesse pelo conteúdo e se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre suas impressões.
Ter participação ativa, consciência e engajamento É possível concluir que o papel do aluno é de estudar visando ao aprendizado a longo prazo e ao cumprimento de seus objetivos pessoais, o que requer sua participação ativa e voluntária em muito do que a escola propõe.
A escola é o ambiente onde o aluno cresce, ganha autonomia, constrói relações e – claro – aprende. A perspectiva do conhecimento para a vida leva o aluno a se tornar protagonista de sua própria história.
O ambiente escolar se refere a todos os espaços da escola e a dinâmica que acontece nesses locais. No período de escola os alunos estão em constante evolução, mas o meio escolar ruim pode interromper esse processo. Para criar um bom ambiente o primeiro passo é começar pela sala de aula.
Estudo comprova a influência do ambiente escolar na aprendizagem. ... A presença de espaços de apoio ao ensino permite um ambiente escolar mais adequado e uma postura diferenciada do docente, trazendo mais qualidade para o ensino, o que resulta em um melhor desenvolvimento dos estudantes.