Para se referir a algo que já foi dito no texto ou na conversa, deve-se usar “esse", "essa", "isso". Exemplo: "O Copom resolveu reduzir a taxa de juros. Essa decisão já era esperada pelo mercado". O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom.
Uma das principais formas de se referir a algo que foi dito anteriormente é utilizar os pronomes demonstrativos. ) Eles podem assumir a posição de um termo citado anteriormente. ) Podem ser empregados para gerar uma expectativa sobre um assunto que será apresentado num momento posterior.
É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.
A loja onde comprei essa blusa é perto daqui. O pronome “cujo” é usado para estabelecer uma relação de posse entre o termo antecedente e o que é especificado. Exemplos: O professor cuja tese de doutorado foi publicada é aquele parado na porta.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.