A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. ... Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
A conferência de Ialta foi uma série de reuniões que ocorreu em 1945 no final da Segunda Guerra, o objetivo era estabelecer a ordem mundial do pós-guerra e definir como seriam divididos alguns territórios, a Alemanha foi dividida em 4 zonas de influência, por exemplo.
A Conferência de Berlim (1884-1885), foi a que decidiu a partilha da África entre as principais potências europeias da época. ... Daí que se deu o início o neocolonialismo, a África repartida pelos europeus, sem respeito nenhum as diversidades étnicas que haviam no continente.
Há 130 anos, em 1885, terminava na Alemanha um encontro de líderes europeus que ficou conhecido como Conferência de Berlim. O objetivo era dividir África e definir arbitrariamente fronteiras, que existem até hoje. ... Os africanos não foram convidados para a reunião.
As consequências da Conferência de Berlim A principal consequência, obviamente, foi a divisão do território africano entre os países integrantes. ... Foi somente ao fim da Segunda Guerra Mundial que a configuração do continente africano, elaborada pelas potências mundiais, chegou ao fim.
O principal resultado da conferência de Berlim foi o estabelecimento de regras oficiais de colonização mas, além disso, a conferência gerou uma onda de assinaturas de tratados entre os vários países europeus.
O neocolonialismo (ou imperialismo) impactou as regiões que ficaram subjugadas (em especial África e Ásia) por meio da supressão das culturas locais, abusos sistemáticos da população nativa e, com o fim da ocupação, formação de fronteiras que desrespeitavam diferenças étnicas entre os povos nativos.
Resposta. Países Imperialistas da Europa disputavam as terras da África, países como Alemanha e Itália ficaram prejudicados por essa partilha por receber poucas terras criando assim o desejo de ter mais terras e ser uma Grande Potência, fazendo os países europeus se dividirem em alianças e iniciando a Paz Armada...
São confrontos menos famosos, mas que foram decisivos (1914-1918). A Primeira Guerra Mundial normalmente evoca lembranças de batalhas na Europa. Mas o Togo, no Oeste da África, entrou para a história como palco da primeira batalha envolvendo tropas britânicas.
A situação política do continente africano era bastante delicada pois a interferência das potências europeias nos países do continente africano, onde a maioria dos países eram colônias. O continente africano foi invadido pelos europeus em busca de riquezas.