Em Mateus 6:10, Jesus orientou seus seguidores a orar pedindo a vontade de Deus “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Devemos votar em alguém que tenha claramente estabelecido metas e projetos que se alinhem com a vontade de Deus, principalmente em questões essenciais.
A eleição divina não é uma escolha arbitrária feita por Deus, como se não houvessem motivos para ele ter escolhido alguns para a vida eterna, mas ignorado outros. A eleição é "segundo o beneplácito de sua vontade [de Deus]" (Ef. 1:5). A base desta escolha é "o mistério da sua vontade" (v.
Então, predestinação, algo amplo, um decreto de Deus sobre todos os eleitos. E a eleição é a escolha individual. João Calvino diz que a predestinação é um decreto eterno que revela sobre o que cada homem será nesta terra. A Bíblia diz – aos que predestinou (portanto, Deus decretou), Deus chamou.
Simplificando, os “eleitos de Deus” são aqueles que Deus predestinou para a salvação. Eles são chamados de “eleitos” porque essa palavra denota o conceito de escolher. A cada quatro anos, nós “elegemos” um presidente – ou seja, escolhemos quem ocupará esse cargo.
Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. ... As pessoas com direito de voto (ou sufrágio) são os eleitores.
Predestinação (do termo latino praedestinatione) é uma destinação antecipada: à salvação, a grandes feitos etc. ... Já João Calvino interpretou a predestinação bíblica com o significado de que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras.
Ao contrário do que muita gente pensa, a eleição também é um assunto religioso. A palavra eleição é tirada da Bíblia. ... Então vemos claramente que existe a eleição primeiramente de Deus e depois a dos homens. O significado dessa palavra é: ato de eleger, escolha, optar.
Esse verbo significa 'decidir antecipadamente' e se aplica ao propósito de Deus compreendido pela eleição. A eleição é Deus escolhendo 'em Cristo' um povo para si mesmo, e a predestinação diz respeito ao que Deus planejou, antecipadamente, fazer com aqueles que foram escolhidos.
Eleição condicional, na teologia cristã, é a crença de que Deus escolhe, para salvação eterna, aqueles que previu que possuiriam fé em Cristo. Essa crença enfatiza a importância do livre-arbítrio humano.
A palavra 'predestinação' vem do grego “proorizo”, denotando algo “anteriormente determinado, predestinado”. Significa, então, que Deus decidiu alguma coisa antes dela acontecer, ou seja, a glorificação de seus filhos.
Significado de Predestinar verbo bitransitivo Destinar de maneira antecipada; fazer com que algo ou alguém tenha uma finalidade específica: o trabalho árduo o predestinaram a fazê-la chefe. ... Etimologia (origem da palavra predestinar). Do latim praedestinare/ pré + destinar.
Destinar de maneira antecipada; fazer com que algo ou alguém tenha uma finalidade específica: o trabalho árduo o predestinaram a fazê-la chefe. Selecionar alguém para um objetivo determinado: a família a predestinou para ser médica. Etimologia (origem da palavra predestinar). Do latim praedestinare/ pré + destinar.
Ocorrido como um desdobramento da Reforma Luterana, o movimento Calvinista foi uma das principais correntes surgidas da Reforma Protestante. A Suíça, criada após sua separação do Império Romano-Germânico, em 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
A isso afirmamos de forma clara e precisa aquilo que o calvinismo aponta como resposta a doutrina da depravação parcial que, “O estado natural do homem é de total depravação, havendo total incapacidade do homem para obter ou contribuir a favor de sua própria salvação” (BERKHOF, 1992.
Jacó Armínio
O calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, tendo o seu maior expoente no reformador francês João Calvino.