Aí vem a pergunta: como estudar anatomia? Essa é uma matéria que pode exigir muito de você se não souber lidar com ela....Como estudar anatomia?
Músculos da Cabeça e do Pescoço
Os movimentos de cabeça e pescoço referem-se à movimentação da coluna cervical. A articulação atlantooccipital (entre os côndilos do osso occipital e as facetas superiores do atlas) permite a flexo-extensão, mas o movimento lateral é reduzido.
O pescoço ou colo (do latim collum) é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco. É formado pelas sete vértebras cervicais que articulam com o crânio, com as clavículas e com a porção inferior (ou posterior) da coluna vertebral e é suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.
Anatomia do Pescoço
O músculo longo da cabeça é um músculo profundo do compartimento anterior do pescoço, que cursa anteriormente à coluna cervical. Junto com o reto anterior da cabeça, o reto lateral da cabeça, o longo do pescoço e o escaleno anterior, ele forma a camada pré-vertebral dos músculos do pescoço.
O músculo digástrico é um pequeno músculo pareado, localizado no compartimento anterior do pescoço. Ele pertence a um grupo de músculos chamado de músculos supra-hióideos. Além do digástrico, este grupo também contém os músculos milo-hióideo, gênio-hióideo e estilo-hióideo.
Os músculos supra-hióideos (supra-hioideus) são um grupo de quatro músculos que cursam da mandíbula até o osso hióide. Músculos supra-hióideos (supra-hioideus): Músculo digástrico. Músculo milo-hióideo.
Os músculos infra-hióideos são um grupo de quatro músculos abaixo do osso hióide, que se inserem no esterno, laringe e escápula....Músculos infra-hióideos:
Os músculos que originam ou se inserem no osso hioide são: genio-hioideo, milo-hioideo, digástrico, estilo-hioideo, omo-hioideo, esterno-hioideo, tiro-hioideo, constritor médio da Page 17 5 faringe e hioglosso.
Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
A função deste músculo é facilitar a fala e a deglutição, elevando o assoalho da boca e o osso hioide e rebaixando a mandíbula. Este artigo descreverá a anatomia do músculo milo-hióideo.
O músculo milo-hióideo é um músculo que forma o soalho de boca. É um dos músculos abaixadores da mandíbula. Está situado profundamente ao músculo digástrico, com suas fibras assumindo um trajeto transversal.
Músculo masseter
O site StatPearls explica que o bucinador desempenha um papel importante na mastigação, pois nos impede de morder as bochechas enquanto comemos. Enquanto mastigamos, ele trabalha em conjunto com os músculos masseter, temporal, pterigoideo medial e pterigoideo lateral, que movem a mandíbula.
Músculo do pescoço, formado por duas partes ou ventres unidos por um tendão, inervado pelo nervo facial e nervo miloioide.
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
O músculo pronador quadrado surge da parte distal da ulna e se estende horizontalmente para o rádio, dando ao músculo um formato quadrado. É o mais profundo músculo do antebraço anterior. É inervado pelo nervo mediano (C8-T1).
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula.
A língua humana mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento. É a parte do corpo que se cura mais rápido. Há mais de 600 tipos de bactérias na boca; em um mililitro de saliva podem existir até um milhão delas. É o músculo mais forte do corpo (tanto do homem, como o da mulher) e o mais flexível.
O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano.
A camada externa é o periósteo, uma membrana bem fina que recobre o osso. Logo abaixo, encontra-se a parte mais dura e resistente, constituída de osso compacto. Os ossos longos, como o fêmur, têm essa parte mais espessa do que os demais, para evitar que se quebrem.
O dente é a parte mais dura do corpo humano Na verdade não é o dente, e sim seu tecido mais externo, o esmalte. “O esmalte é um tecido altamente mineralizado, o que explica sua dureza”, diz Ana Paula.
Fernando nos destacou os principais quadros que podem causar o enfraquecimento do dente como: cárie extensa, esforço mastigatório excessivo, bruxismo e aqueles que passaram por tratamento de canal, pois a resistência é diminuída. “Nessas situações mesmo um alimento macio, pode causar a fratura”, alerta Fernando.
O cálcio preenche os espaços desta moldura e os faz fortes o suficiente para sustentar o peso do corpo. Mas os ossos não são tão fortes quanto os dentes, que são a parte mais dura do corpo humano. Os dentes são basicamente tecidos calcificados, chamados dentina, cobertos de esmalte (enamel) que é duro e brilhante.
“O dente é formado por 3 partes: a polpa, a dentina e o esmalte. A parte que determina a tonalidade do dente é a dentina, mas com o passar do tempo há uma deterioração progressiva no esmalte devido à perda de minerais, tornando-o mais escuro.
Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira ou molde de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.