Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente. ... Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água.
O incêndio em turfa é considerado nos manuais de combate ao fogo como um dos mais complexo tipos de incêndios florestais. ... A turfa é o tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade, tornando-se altamente inflamável.
São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo....
Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios. O fogo também manteve predadores noturnos afastados.
A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.
· Tome especial cuidado ao acender velas, de forma que não caiam e iniciem um incêndio; · Evite sobrecarregar tomadas elétricas, principalmente com uso de "benjamins" ; · Cuidado ao jogar fora cigarros acesos em lixeiras ou pela janela; · Não solte balões.
Crie uma linha de fogo: criar um alastramento controlado ao redor do perímetro de um incêndio florestal, muitas vezes, é a forma mais ágil de combater o fogo, pois o fogo controlado lhe permitirá cortar a fonte de combustível do incêndio. Trata-se de um ataque indireto ao incêndio.
Para fogo em madeira, tecido e papelão use extintor com água. Para líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, pó químico. No caso de materiais elétricos, extintor de pó químico ou gás carbônico, nunca use água.