Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros.
Pode-se afirmar que uma das principais vantagens dos biopolímeros compreende o fato de serem fontes renováveis, e consequentemente, menos poluentes.
Os polímeros verdes, bioplásticos ou bio-based, são aqueles que possuem estrutura química similar aos polímeros convencionais, ou seja, possuem a estrutura que remete a polímeros petroquímicos, porém, estes são derivados parcialmente ou totalmente de fontes renováveis, principalmente substratos da biomassa derivada de ...
Os seres vivos apresentam em sua constituição diversos polímeros naturais. São exemplos desses polímeros os carboidratos, as proteínas e os ácidos nucléicos (DNA), responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos. Além disso, os seres humanos aprenderam muito cedo a utilizar polímeros em suas atividades.
Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.
Os polímeros naturais são todos aqueles encontrados na natureza. Entre os principais exemplos estão a borracha, os polissacarídeos, o amido, o glicogênio e as proteínas.
Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.
A categorização divide os plásticos em sete tipos:
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Os monômeros são pequenas moléculas únicas, o termo mono deriva de um, essas moléculas podem ser de qualquer tipo e origem, desde que seja apenas as unidades mínimas. ... O termo polímero pode ser usado para qualquer agrupamento de moléculas, exemplo, polímero de fibra de carbono, polímero de amido.
A caneca plástica é uma alternativa à caneca branca tradicional de cerâmica. Ideal para crianças, pois não quebrarão facilmente. O produto é resinado para sublimação.